Marcos Henrique Martins Bontempo, aluno da ETE FMC, desenvolveu projeto de coração eletricamente artificial para uso em pesquisas e foi premiado na Febrace
Um coração eletricamente artificial para ser usado em pesquisa e trabalhos acadêmicos foi o projeto que conquistou três prêmios no sábado, 16, na Febrace 2013 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo).
O autor do projeto é um jovem cientista de Bragança Paulista, Marcos Henrique Martins Bontempo, 16 anos, que atualmente reside em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para estudar na ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa), da Rede Jesuíta de Educação, primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo.
Um dos autores do projeto Heart Solution, o estudante Bomtempo, recebeu o prêmio Individual – Prêmio Estudar Ciência da Fundação Estudar. Nesse prêmio, 700 alunos da feira participaram de uma pesquisa de avaliação de conhecimentos científicos. “Estou muito feliz pelos prêmios e pelo fato de uma empresa já ter se interessado pelo nosso projeto. Talvez possamos torná-lo realidade”, disse.
O projeto recebeu mais dois prêmios, o segundo lugar na categoria Engenharia (geral) e o prêmio da Yale Science Engineering Associação Inc, renomada instituição dos Estados Unidos. “O Marcos é um jovem cientista excepcionalmente dedicado, que sempre aprofunda suas pesquisas de forma técnica, procurando doutores para sua orientação. Fez um trabalho bem fundamentado, utilizando com referências pesquisas do MIT (Massachusetts Institute of Technology)”, explicou o professor da ETE FMC, Fábio Carli Rodrigues Teixeira.
Segundo o professor, o prêmio individual concedido pela Fundação Educar é uma honra muito grande, que reconhece o esforço do aluno e o incentiva a continuar pesquisando e apresentando resultados objetivos para melhorias na pesquisa e ensino.
No total, a ETE FMC recebeu sete prêmios, em diversas categorias, em três projetos de cunho social, que foram desenvolvidos por alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da escola. Os outros dois são a cadeira que possibilita deficientes físicos a se locomoverem na posição ereta; e a campainha para deficientes auditivos e visuais, que auxilia na abertura de porta e portões. A Cadeira Ortostática Dinâmica (COD) empatou com o segundo lugar na categoria Engenharia (geral) e também recebeu prêmio da Yale Science Engineering Associação Inc. Tanto a cadeira como a Campainha para Deficientes Auditivos (CDA) ganharam o Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Os projetos foram selecionados no ano passado na ProjETE (Feira de Projetos Futuristas), que acontece há 32 anos na ETE FMC e de onde saem cerca de 200 invenções a cada edição. A escola participa há 10 anos da Febrace – todos os anos os projetos são premiados e recebem classificação honrosa. A maior feira de ciência e engenharia no país, voltada para estudantes pré-universitários, reuniu 330 projetos (selecionados entre 1.898 inscritos) de 25 estados, entre 11 e 14 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Participante pelo décimo ano consecutivo, a ETE FMC sempre teve projetos de cunho social premiados, resultado da excelência do ensino oferecido pela instituição há 54 anos.
“Nossos projetos são produtos quase prontos para entrar no mercado. Isso mostra que a ETE é uma das melhores escolas técnicas no país, com bases científica e humana sólidas, e que possibilita aos alunos capacitação para trabalharem em qualquer posto técnico, industrial, comercial, social ou acadêmico, dentro de qualquer instituição do Brasil e do exterior”, explica o professor da ETE FMC, Fábio Carli Rodrigues Teixeira.
HEART SOLUTION CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE UM CORAÇÃO ARTIFICIAL
Alunos: Marcos Henrique M. Bomtempo, Alexandre Folquito J. Miziara e Jaqueline Fernanda S. Pereira.
Coração eletricamente artificial, que pode ser usado em trabalhos acadêmicos e experimentais, inclusive por pesquisadores da área de car-diologia. A iniciativa representa inovadores métodos para a criação de órgãos artificiais e a tendência moderna de automação nos processos médicos.
Prêmios recebidos durante a Febrace 2013: Segundo lugar Geral na Categoria Engenharia (empate), Most Outstanding Eleventh Grade Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics, or Chemistry – Yale Science Engineering Association Inc. e Prêmio Individual ao aluno Marcos Bomtempo.
0 Comentários