Esta semana, testei uma sugestão que vi na página do nutricionista Bruno Franco, no Instagram, dando dicas de como agilizar o preparo de legumes para a porção diária que necessitamos em cada refeição.
Aproveitando que também iniciei um processo de reeducação alimentar, estando com os ingredientes à mão e um tempo ocioso para isso, pus em prática a dica e, como foi sucesso aqui em casa, nada mais certo do que repassar aos leitores. Além de agilizar o preparo, economiza, evita desperdícios, gastos com gás de cozinha, sujar mais panelas todo dia e permite mudar a “cara” dos legumes, já praticamente prontos para colocar na sua marmita ou no seu prato diário.
Com os legumes assados, você acompanha o feijão e arroz, incrementa um macarrão fazendo um tipo yakisoba rapidinho ou até os retempera, tipo salada. Vale experimentar. Em geladeira, dura 4 a 5 dias sem perder a qualidade e textura.
Para o preparo, higienizei os legumes com o mínimo de água para que não amolecessem demais.
Você deve deixá-los menos cozidos para que, ao aquecer em cada porção, eles não fiquem moles demais.

Num recipiente fundo, coloquei:
- 2 cenouras sem casca cortadas em rodelas
- 2 abobrinhas lavadas e enxutas, também em rodelas (de 0,5 cm)
- 1 brócolis japonês (pode ser o ramoso se encontrar) em buquês
- 1 chuchu grande em pedaços
- 1 repolho pequeno cortado em pedaços médios, quadrados
Se tiver e quiser, pode colocar 1 couve flor em buquês, vagem ou até beterraba, se gostar.
Misture bem os legumes picados e tempere com azeite (cerca de 3 colheres de sopa), sal, temperos secos a gosto como chimichurri, orégano, páprica defumada ou doce e misture bem.
Passe os legumes para uma assadeira, regue mais um pouco de azeite, sem exagero. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C deixando cerca de 30 minutos, misturando de vez em quando. Os legumes devem estar murchos e cozidos, mas ainda duros pois como serão reaquecidos não devem ficar muito moles.
Depois de frios, passe os legumes para outro recipiente de louça ou onde possam ser guardados tampados.
À medida que for precisando, retire o necessário e só aqueça o que for utilizar, nunca a porção toda.
Opção de uso: você pode escolher dentre os legumes os que prefere comer naquela refeição como cenouras e repolho ou só brócolis, por exemplo, ou pegar a porção normal. Assim, terá praticidade e rapidez e vai comprovar que essa dica vale a pena para o dia a dia.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários