Quase 200 serviços por dia são realizados na unidade do Poupatempo de Bragança Paulista. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Programa Poupatempo, que explicou, ainda, por que a fachada da unidade teve os logotipos cobertos recentemente.
O Poupatempo bragantino foi inaugurado em 20 de junho deste ano. Pouco tempo após a inauguração, os logotipos da fachada da unidade foram cobertos com plástico preto. A reportagem do Jornal Em Dia questionou o governo do estado sobre o motivo da medida, já que isso dificulta a localização do serviço para aqueles que não conhecem o local.
A resposta enviada pela assessoria do órgão foi a seguinte: “Em resposta à sua solicitação, esclarecemos que o logotipo da unidade de Bragança Paulista foi coberto como medida provisória para a adequação à legislação eleitoral (lei nº 9.504/1997)”, diz a nota enviada na manhã de segunda-feira, 28.
A nota não traz mais informações sobre o assunto. É interessante observar que outros serviços que funcionam no município em parceria com o governo do estado de São Paulo, como o Centro Novo Dia do Idoso, também inaugurado no mês de junho deste ano, traz o logotipo do governo em sua fachada, mas ele não se encontra coberto.
Além disso, os cidadãos que procuram pelo Poupatempo têm de contar com a colaboração daqueles que encontram pelo caminho a fim de se informar, haja vista que não há, em nenhum dos sentidos, placas na Rodovia Capitão Barduíno dando conta da localização do serviço. A reportagem perguntou sobre isso à assessoria do governo estadual, mas a nota enviada não trouxe esclarecimentos a respeito.
A reportagem também questionou o Programa Poupatempo sobre algumas reclamações recebidas por parte de pessoas que já usaram ou tentaram usar a unidade bragantina.
De acordo com os relatos recebidos, há demora no agendamento e também no atendimento no local. Quem já utilizou os serviços disponibilizados em outras unidades do estado afirma ter sido atendido com mais agilidade do que no Poupatempo de Bragança.
A assessoria explicou que a unidade bragantina passa por um período de adequação a novas soluções tecnológicas que vêm sendo implantadas em seus sistemas e, por isso, não se pode comparar o atendimento com outras unidades. “Em relação ao agendamento, informamos que o Programa Poupatempo tem modernizado seus sistemas, implantando soluções tecnológicas mais avançadas, o que inclui o posto de Bragança Paulista. Um exemplo é a coleta biométrica unificada, para serviços de RG e CNH. Contudo, para que essa inovação possa ser colocada em prática, assim como já ocorreu com outros avanços do programa ao longo dos anos, é preciso que haja um período de adequação, motivo pelo qual não é possível estabelecer comparações com procedimentos e prazos adotados em postos já existentes”, explica a assessoria de comunicação do Programa Poupatempo, que acrescentou que o fato de a unidade ter sido inaugurada recentemente é outro fator que faz com que a demanda seja maior.
A nota enviada informa também que a “Superintendência vem tomando as providências que estão ao seu alcance, com os detalhes sobre as dificuldades no atendimento, buscando reduzir os transtornos causados”.
Além disso, a assessoria de comunicação orientou que os cidadãos que não puderem comparecer no dia e hora marcados para o atendimento, podem cancelar o agendamento pelo próprio site, possibilitando que outra pessoa ocupe o horário antes reservado.
Por fim, a nota divulgou que até o mês de junho foram feitos 6,8 mil atendimentos no Poupatempo de Bragança Paulista. Apenas no período de pré-operação, que durou de 26 de maio até 18 de junho, foram três mil atendimentos e 3,8 mil após a inauguração oficial do posto. Assim, a média diária de serviços realizados é de 197. “Entre os mais solicitados estão a Carteira de Identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, concluiu a nota enviada pela assessoria de comunicação do Programa Poupatempo.
0 Comentários