Mais de cinco mil alunos realizam provas do Saresp nesta terça e quarta-feira

O número é referente apenas à rede municipal de ensino, mas alunos das redes estadual e particular também fazem as provas

 

Nesta terça-feira, 26, e quarta-feira, 27, serão aplicadas provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2013. A estimativa é que 5.138 alunos da rede municipal de ensino façam as provas.

Conforme informações da coordenadora do Saresp em Bragança Paulista, Clarice Paulina de Souza Santos, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, 24 escolas de Ensino Fundamental da zona urbana participarão da avaliação. Na zona rural, sete unidades escolares também participam do Saresp, ficando de fora apenas as escolas que contam com salas multisseriadas.

Já a Secretaria Estadual da Educação informou que 159 escolas e 31.725 alunos de todas as redes, municipal, estadual e particular, da Região de Bragança Paulista, participam da avaliação.

O número é maior do que em anos anteriores porque alunos do 2º ano foram incluídos na avaliação. Isso porque o estado de São Paulo adotou uma nova meta etária de alfabetização. A partir de agora, o objetivo é alfabetizar os alunos aos sete anos de idade. Por isso, o Saresp será aplicado de maneira inédita também aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Até então, a avaliação era voltada para os 3º, 5º, 7º, 9º anos, além da 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com o governo do estado, o Saresp teve a adesão de 534 prefeituras e 374 unidades das redes particular, do Sesi e do Centro Paula Souza em 2013. Por meio da parceria, as provas a serem aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo governo estadual, já as instituições privadas arcam com os custos. As avaliações serão aplicadas por fiscais contratados, que não atuam na rede estadual de ensino e que recebem treinamento para o acompanhamento das provas.

Assim, participam da avaliação 1,6 milhão de estudantes da rede estadual de ensino, 733,1 mil alunos das redes municipais, 53,1 mil das redes particulares e do Sesi e outros 18,5 mil estudantes do Centro Paula Souza, totalizando 2.468.742 alunos.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image