Alguns populares se exaltaram durante os discursos das autoridades
Foi inaugurado, na tarde de sexta-feira, 20, o 47º Poupatempo do estado de São Paulo. Instalada na região do Parque dos Estados, em Bragança Paulista, e com capacidade para atender mais de mil pessoas por dia, a unidade vai beneficiar cidadãos de toda a região.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades e também com algumas manifestações populares que quebraram o protocolo da cerimônia.
Assim que as autoridades subiram ao palco, algumas pessoas presentes começaram a gritar “Cadê a água?”, como que indagando o governador pelos baixos níveis do Sistema Cantareira. Geraldo Alckmin ouviu a mesma pergunta quando estava discursando, mas conseguiu prosseguir seu pronunciamento sem maiores transtornos.
Já o prefeito Fernão Dias da Silva Leme não teve a mesma sorte. Ao tomar à frente do palco para discursar, ouviu de um cidadão indignado questionamentos quanto a uma reunião que deveria ter sido agendada e não foi para tratar sobre problemas da região, como do Ceasinha. Por alguns minutos, o manifestante cobrou o prefeito e foi ouvido por todos até que afirmou que há dois anos tenta agendar reunião com Fernão Dias. O prefeito respondeu, então, que está na Prefeitura há apenas um ano e meio, o que motivou aplausos dos presentes e a manifestação se dispersou.
Quem também foi alvo de protesto foi o deputado estadual Edmir Chedid que, ao iniciar seu discurso, recebeu tímidas vaias.
Durante os discursos, o secretário estadual de Gestão Pública, Waldemir Caputo, disse que o Poupatempo é marca registrada do Governo PSDB e que foi na gestão de Alckmin que o programa se expandiu. De acordo com ele, a intenção é que até o fim deste ano haja 70 unidades em funcionamento. O secretário destacou que o Poupatempo é o serviço mais bem avaliado do governo e agradeceu a parceria do prefeito Fernão Dias para a instalação do serviço na cidade.
Edmir Chedid disse que desde a inauguração do Poupatempo, em 1997, foram feitos 398 milhões de atendimentos pelo programa. O deputado acrescentou que desde 2000 reivindica uma unidade em Bragança Paulista e, por isso, estava satisfeito com a inauguração do serviço.
O deputado federal Vanderlei Macris afirmou que a localização do Poupatempo de Bragança Paulista dá a dimensão do atendimento regional, por estar situado às margens de uma rodovia. Disse ainda que o cidadão deve ser cada vez mais bem atendido e que, com o programa, isso acontece, pois o atendimento é feito no “Padrão Poupatempo”.
O prefeito Fernão Dias agradeceu ao governador a instalação do programa e chamou ao palco o empresário Rodrigo Morales, que construiu o prédio e agora receberá aluguel de R$ 23,5 mil por ele. Fernão Dias pediu a Geraldo Alckmin que estude a possibilidade de o governo do estado custear esse aluguel para que os recursos da Prefeitura possam ser investidos em melhorias para o bairro. “Obrigado por escolher Bragança Paulista para instalar o Poupatempo e obrigado também por me deixar livre para escolher o local do prédio”, disse o prefeito, afirmando que foi sua a opção de instalar a unidade na zona norte, como forma de retribuir a votação alcançada nas eleições de 2012.
Geraldo Alckmin detalhou como é feito o atendimento no Poupatempo, enfatizando que a unidade não fecha para almoço e funciona aos sábados, até o meio-dia. Ele também citou obras que o governo do estado promoveu na cidade e região e anunciou que os serviços de recuperação na SP-008, a Rodovia Capitão Barduíno, começam em julho.
O Jornal Em Dia perguntou ao governador se há no projeto dessa obra passarela para a travessia de pedestres na região do Parque dos Estados, mas ele afirmou que não tinha a informação no momento. Apesar disso, disse que iria estudar essa possibilidade.
Geraldo Alckmin ainda agradeceu ao prefeito Fernão Dias a parceria e destacou que tanto o Poupatempo como a nova unidade do Detran, que funciona no mesmo prédio, são comandadas por mulheres e elas são maioria entre os funcionários.
DETRAN
A unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) que funciona dentro do Poupatempo, tem capacidade para 14 mil atendimentos por mês e oferece prova teórica no computador, condições de acessibilidade e atendimento com senha, entre outros benefícios.
O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também aos sábados, das 8h às 12h.
A antiga Ciretran local, na Avenida dos Imigrantes, 2, no Lago do Taboão, continua prestando os serviços de trânsito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações sobre o Detran em: www.detran.sp.gov.br.
0 Comentários