Com isso, celebração será restrita a 15 mil pessoas, mas telões serão instalados do lado de fora para que demais fiéis possam acompanhar a missa
De acordo com informações do arcebispo de Aparecida-SP, Dom Raymundo Damasceno, a missa que será celebrada pelo Papa Francisco, no dia 24 de julho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ocorrerá no interior da Basílica.
Após meses de conversa e negociação entre a direção do santuário e a equipe responsável pela agenda do pontífice, a decisão foi tomada e anunciada. Assim, cerca de 15 mil pessoas poderão participar da missa e elas deverão passar por detectores de metal.
Os fiéis que não conseguirem lugar no interior do santuário poderão acompanhar a celebração do lado de fora, por meio de telões que serão instalados.
A previsão é que a missa dure uma hora e meia e ela será rezada em português.
Dom Raymundo, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que apesar da missa ser “recolhida”, os fiéis ficarão próximos do Papa Francisco, já que o pontífice argentino irá rezar com os fiéis na tribuna – uma área externa do santuário que fica em frente ao pátio onde está localizado o Centro de Apoio ao Romeiro.
“Ele (Papa Francisco) me disse: ‘após a celebração eu irei até a tribuna’, que hoje tem o nome do Papa Bento XVI, para rezar com o povo que estiver acompanhando a missa pelos telões na praça da Basílica, na praça norte, e saudar este povo muito querido, que são os devotos, os romeiros de Nossa Senhora Aparecida. Deste modo, ele não vai ficar distante do povo”, afirmou Dom Raymundo em entrevista à Rádio Vaticano.
“Além dessa aproximação que ele vai ter depois da missa na tribuna do Papa Bento XVI, ele vai percorrer o trecho da Basílica até o Seminário no papamóvel e retornará no papamóvel do Seminário até a Basílica, onde ele tomará o helicóptero de volta para o Rio de Janeiro na parte da tarde”, disse Dom Raymundo.
No Seminário Bom Jesus, onde o papa deve almoçar e descansar, o pontífice deve abençoar uma imagem do Frei Galvão, primeiro santo brasileiro. “Esta imagem depois será levada em procissão bem mais tarde, em uma época a ser determinada ainda, provavelmente no mês de outubro para o local onde será construído o futuro santuário dedicado a este grande santo”, disse Damasceno.
SEGURANÇA
Um esquema envolvendo Exército, Polícia Federal, além de policiais militares, rodoviários e bombeiros, foi planejado para a segurança do Papa Francisco e dos fiéis que irão para Aparecida no dia da visita. São esperados pelo menos 200 mil fiéis no dia da visita do líder religioso. O aparato de segurança envolve ainda fechar as portas do Santuário Nacional horas antes da visita do Papa Francisco para fazer uma varredura.
Além do aumento do efetivo para a segurança, também serão construídas barreiras separando o público dos locais onde o Papa Francisco irá percorrer com o papamóvel. O trajeto de papamóvel do pontífice argentino entre o Santuário Nacional e o Seminário Bom Jesus, onde ele irá almoçar, deve durar cerca de 45 minutos. A visita do Papa Francisco faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro. A previsão é que ele chegue a Aparecida às 10h.
0 Comentários