Munícipes devem procurar Bom Jesus, Santa Casa ou Samu para casos de urgência

Husf só atende casos de alta complexidade, com encaminhamento

 

Após receber um e-mail de reclamação de uma leitora, que alega que o Husf (Hospital Universitário São Francisco) negou atendimento a seu pai, que é idoso, o Jornal Em Dia entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de esclarecer os locais que a população pode procurar para atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a nota enviada, há três meios de atendimento a casos de urgência, chamados de portas de entrada, que são: a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Bom Jesus, a Santa Casa e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que é acionado pelo 192.

A assessoria esclarece, também, que o Husf está sob gestão do governo do estado e atende apenas demandas de alta complexidade, encaminhadas pelos serviços municipais.

“As portas de entrada de urgência são utilizadas em caso de intervenção rápida, quando o paciente precisa de atendimento imediato. Em caso desta necessidade, o paciente deve procurar os serviços de Saúde municipais  citados. O quadro clínico será avaliado e serão realizados procedimentos de primeiros-socorros, definindo, logo após, qual o serviço de saúde com estrutura adequada para aquele caso específico. Caso seja avaliado como alta complexidade, o próprio serviço em questão (UPA, Santa Casa ou Samu) irá encaminhar o paciente, já com quadro estável, para o local de atendimento de alta complexidade, o Husf. Essa medida garante atendimento e encaminhamento, caso necessário, adequados a cada paciente”, diz a nota da Secretaria Municipal de Saúde.

Assim, os pacientes não devem procurar o pronto-socorro do Husf, como fez a leitora com seu pai idoso, que foi diagnosticado com broncopneumonia. Deve-se, primeiramente, procurar a UPA Bom Jesus, a Santa Casa ou o Samu, que, após avaliação, decidem se o paciente necessita ser encaminhado para outro local de atendimento.

A Secretaria de Saúde esclarece, ainda, que a UPA Bom Jesus tem a referência clínica e psiquiátrica e que, se o paciente precisa de um tempo determinado de internação, é encaminhado para a Santa Casa, a qual também possui referência clínica, de ginecologia obstetrícia e ortopedia. 

“A equipe técnica de Saúde de Bragança Paulista têm se reunido com as equipes da região para reorganizar o fluxo de urgências, visando, assim, a um atendimento mais rápido para a população”, finaliza a assessoria, ressaltando que esses serviços atendem pacientes de Bragança Paulista e de outros municípios da região.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image