Apenas três escolas de Bragança Paulista alcançaram ou ultrapassaram a meta estabelecida. O índice vai de 0 a 10 e apenas uma escola bragantina obteve nota maior que 3
O governo do estado de São Paulo, que há praticamente 20 anos é administrado pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), divulgou, na sexta-feira, 28, o resultado do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) 2013. Os números mostram que a educação da rede estadual está péssima e piora conforme os alunos avançam de escolaridade.
De acordo com os dados divulgados, o Idesp varia de 0 a 10. A média do estado na avaliação de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental resultou em nota 4,42. O resultado obtido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foi de 2,50. E, no 3º ano do Ensino Médio, o índice ficou em 1,83.
Considerando-se apenas a Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, a avaliação resultou em números levemente mais positivos. Alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental obtiveram, respectivamente, notas 5,16 e 2,71, e os do 3º ano do Ensino Médio, 2,23.
A média do município de Bragança Paulista ficou em 2,47 e 2,01 para o 9º ano do Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.
Na análise de cada escola bragantina, do total de 18 unidades, apenas três delas conseguiram ultrapassar as metas estabelecidas. São elas: a Escola Estadual Professor Bruno Florenzano, Escola Estadual Desportista Inaldo Manta e Escola Estadual Professor Luiz Roberto Pinheiro Alegretti.
A Bruno Florenzano havia obtido Idesp de 2,25 e 1,96 para o 9º ano do Fundamental e 3º ano do Ensino Médio em 2012, respectivamente. Assim, a meta estabelecida era de 2,39 e 2,07. A escola alcançou 2,67 e 2,65, não apenas alcançando, mas ultrapassando a meta.
A Desportista Inaldo Manta ultrapassou a meta apenas com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Em 2012, o Idesp foi de 2,75. A meta para 2013 era de 2,84 e a escola conseguiu 2,96. A unidade escolar foi a única a obter nota acima de 3. Com os alunos do 9º ano do Fundamental, a escola alcançou nota 3,26, que não foi suficiente para alcançar a meta de 3,32.
Já a Alegretti ultrapassou a meta com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Eles alcançaram índice de 2,12 em 2012 e tinham como meta 2,26 para 2013. O Idesp dessa unidade ficou em 2,63.
Apesar disso, os números são muito baixos, considerando-se que o Idesp vai até 10. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no entanto, divulga os números de forma positiva, afirmando que o pagamento de bônus aos profissionais da pasta subiu 24% em relação ao ano passado.
Os profissionais recebem a bonificação de acordo com o resultado no Idesp. Conforme explica a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, todos os funcionários (incluindo diretores, professores, educadores e equipe de limpeza) das escolas que atingiram ou superaram as metas estabelecidas pelo Idesp podem ganhar até 2,9 salários a mais por merecimento. Se atingida a meta do Idesp, o bônus é de 2,4 salários. Se superada a meta, o limite de bônus é de 2,9 salários. Se não atingida a meta, é calculado o avanço da escola (se avançou, por exemplo, 50% da meta, o bônus é de 1,2 salário).
Mas, se não houve avanço algum, como é o caso da maioria das escolas bragantinas, os profissionais não recebem nada de bônus.
A Secretaria da Educação do estado paulista ainda informou que o cálculo do bônus deste ano apresentou novidade. Ao cálculo atual, que leva em consideração o desempenho dos alunos da rede estadual no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e indicadores de aprovação, reprovação e abandono, formando o Idesp, foi acrescentado um índice de nível socioeconômico.
O índice, que varia de 0 a 10, leva em consideração a situação socioeconômica dos estudantes, como renda mensal familiar, casa própria, entre outros. Esse fator é acrescido aos atuais índices e multiplicado por aquele que tiver o maior número: o Idesp da escola em relação à rede estadual ou se a unidade alcançou ou não a meta estabelecida. O maior prevalece. É importante ressaltar que se a unidade escolar não atingir sua meta ou obteve uma nota inferior à rede estadual, seus funcionários não têm direito ao bônus por desempenho.
Acompanhe os resultados do Idesp 2013 das escolas estaduais bragantinas na edição impressa desta terça-feira, 1º. Mais detalhes no portal http://idesp.edunet.sp.gov.br.
0 Comentários