Evangelho de São Marcos 4, 26-34
11º domingo do Tempo Comum – Ano B – Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. Palavra da salvação.
“O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra”. Jesus nos diz como o reino de Deus acontece nesta terra. É aos poucos, devagar, pois para Deus não existe tempo, sempre é presente. Não há passado, nem futuro porque tudo Lhe é presente. Jesus compara o reino de Deus com o início da vida entre os homens. Usa de uma parábola citando o reino vegetal – a semeadura e o crescimento das plantas –, mas pode-se fazer a mesma comparação com o reino animal. Onde se começa semear o reino de Deus? No batismo. No momento do batismo, quando o sacerdote diz: “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” e unge a testa e o peito da pessoa com o óleo do batismo, a semente do cristianismo é plantada no coração do batizado, seja ele adulto, jovem ou criança. Por isso, batizamos nossas crianças, para que em seu coração esteja a semente da Palavra de Deus e elas se tornem parte da comunidade cristã, como filhos de Deus e herdeiros do céu. Plantada a semente, cabe ao agricultor cuidar da terra para que as ervas daninhas não cresçam ao seu redor. Plantada a semente do batismo, cabe aos pais e padrinhos cultivar a vida do batizado, especialmente quando crianças, para que as ervas daninhas do pecado não venham a crescer em seu coração. Como se cultiva a vida do batizado? Levando o batizado à Igreja, desde pequenino, mesmo que chore ou faça alguma brincadeira. Crescer frequentando as celebrações e as missas é aprender a se comportar como os outros, é cultivar a semente do batismo. Quando o batizado for criança, cuidar para que frequente a catequese no tempo devido. Contudo, em todas as fases da vida, devemos ensinar-lhe as palavras do Evangelho, as palavras de Jesus.
“O reino de Deus é como um grão de mostarda (...). Depois cresce e se torna maior do que todas as hortaliças (...) que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. Sempre que ensinarmos o Evangelho, estaremos semeando a boa semente do cristianismo no coração de nossos irmãos. E então poderemos dormir tranquilos e levantar, dormir e levantar, noite e dia, porque a semente está semeada e ela estará sendo transformada para produzir frutos nos corações daqueles que as ouviram. O Reino de Deus se instalará na face da Terra, à medida que o Evangelho for semeado nos corações dos homens. Como cristão e missionário de Jesus, cabe a cada um semear e anunciar as palavras de amor, justiça e fé do evangelho. Uma vez semeadas cabe a Deus o trabalho natural da transformação e não a nós. Esse trabalho é desenvolvido com paciência dentro do tempo previsto pelo Senhor, pois não nos cabe preocupar-nos com o dia de amanhã (Mt 6, 34). Fiquemos tranquilos com o nosso dever cumprido. A Palavra semeada e o Evangelho anunciado darão fruto no tempo certo. A árvore da Palavra consegue abrigar a todos. Ao Senhor cabe o dia de amanhã. Nosso trabalho é hoje.
*Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários