Em novembro passado fui convidada pela equipe do governo Fernão Dias a fazer parte do grupo de transição da Secretaria de Cultura. Durante as três reuniões realizadas, discutimos o plano de governo do PT para a área, considerando os programas e obras em andamento, orçamento 2013 e possíveis desdobramentos, metas, projetos e anseios para o desenvolvimento de Políticas Culturais no nosso município.
Nos encontros, foram discutidos cinco pontos principais, sendo ações mais imediatas, como o Carnaval, e questões não menos importantes, mas não tão iminentes, como associações e convênios; capacitação de profissionais da área; orçamento x agenda cultural; Centro Cultural: criação x finalização das obras iniciadas.
A posse de Fernão Dias retoma a possibilidade de discussões da criação de Políticas Culturais para o nosso município, representa a ruptura de paradigmas, já que é a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores assume a Prefeitura de Bragança Paulista.
Representa também a esperança de criação do orçamento participativo para o setor cultural, no qual a classe artística e interessados, de modo geral, possam opinar sobre os rumos da pasta, ajudando a construir muito mais que um simples calendário de eventos para Bragança. Lembrem-se, Cultura não se faz só com eventos. Esperamos que haja abertura para consolidação de uma Secretaria de Cultura que considere a diversidade cultural, a liberdade social, a cultura digital, o patrimônio histórico material e imaterial, o desenvolvimento econômico do setor por meio de incentivos, a profissionalização da área, além de ações que se alinhem à “Economia Criativa”.
Esperamos que se caminhe para a destotalização do conhecimento, considerando que não existem verdades absolutas, para que a população possa opinar na construção de políticas públicas nessa área. Esperamos que haja uma ruptura de hierarquias e que a interconexão entre todos os interessados conduzam à gestão da pasta, considerando que a construção de políticas culturais está ligada à manutenção da vida e deve ser pensada para uma sociedade que não é estática.
Para tanto, a associação da qual faço parte, o Espaço Edith Cultura, se coloca à disposição para ajudar neste processo, fazendo valer sua missão de promover e incentivar o desenvolvimento da produção e do pensamento cultural e artístico, criando um intercâmbio entre ações locais e globais. Boa sorte ao novo prefeito, ao novo secretário Noy Camilo. A boa sorte da Cultura na nossa cidade está diretamente ligada a deles. Contem conosco!
Daniela Verde
0 Comentários