news-details
Geral

O escritor Cristiano Ferrari e o “Clube de Escritores do Alegretti”

Tudo começou com uma visita do escritor Cristiano Ferrari, da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), num dia dos namorados do ano de 2019, para um bate-papo com os alunos das 6ª séries da Escola Estadual Prof. Luís Roberto Pinheiro Alegretti. Essa oportunidade, que gerou um segundo encontro em novembro do mesmo ano com mais escritores, que foram recepcionados pela diretora Marisa e alunos das 6ª e 7ª séries, a convite do professor Rodrigo, foi o início de uma parceria oficializada em fevereiro do ano de 2020.

Apesar das diversas paralisações das aulas presenciais causadas pela pandemia, o escritor Cristiano Ferrari, que acaba de lançar dois livros de poemas, “Contos para Ninguém Ler” e “Forjando Versos”, continuou atendendo, sempre que possível, um grupo formado por cerca de 15 alunos todas as quartas-feiras de manhã na Escola Alegretti. Este grupo recebeu, neste ano de 2022, o nome de Clube de Escritores do Alegretti.

De acordo com Cristiano, o Clube de Escritores do Alegretti possui um plano de estudos formado por 32 itens/temas relativos aos encontros semanais que estão acontecendo, cada um com duração de 1 hora e 20 minutos. Os alunos participantes contribuirão com suas produções para um livro que será lançado no final do ano letivo, com direito a receber certificados e medalhas.

A proposta desse trabalho desenvolvido e liderado por Cristiano Ferrari e apoiado pela Ases é estimular a escrita e a criatividade por meio de oficinas, músicas, textos e dinâmicas, levando os alunos a conhecerem as diferentes variações linguísticas e trabalharem os principais gêneros literários de uma maneira leve e livre, a fim de despertar o interesse pela literatura.

Até o momento, segundo o escritor, o grupo tem cerca de 12 alunos, que, a cada 15 dias, têm um tempo para uma produção escrita, e conta com o apoio de mais escritores da associação que, a convite de Cristiano, vão contribuir nessa formação dos jovens da Escola Alegretti.

“Como diretora de comunicação da entidade, vejo esta iniciativa de Cristiano como a extensão da nossa Ases Jovem, que, atualmente, não está funcionando na sede da entidade; mas podemos perceber, por meio deste trabalho sério desenvolvido pelo escritor e com o respaldo da Ases, que a preocupação da formação literária dos jovens na Cidade Poesia continua presente entre os escritores, e a iniciativa de Cristiano Ferrari em abraçar esta missão de colaborar e incentivar os jovens na formação literária e redação, essenciais nos exames vestibulares, é uma ação que merece destaque”, afirma Maria Inês Chiarion Zecchini.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image