news-details
Religião

Palavras de amor e vida no evangelho dominical

Evangelho de São João 14, 15-21

6º domingo da Páscoa – Ano A – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15"Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16 e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro defensor, para que permaneça sempre convosco: 17 o Espírito da verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18 Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19 Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20 Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21 Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. – Palavra da salvação.

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Esta é a chave da salvação de toda a humanidade. Amar Jesus implica em guardar os seus mandamentos. Guardar os mandamentos de Jesus é observá-los integralmente. Mas quais são os mandamentos da lei de Deus? Não há segredo porque são de domínio público. Estão catalogados no livro do Êxodo, capítulo 20, e explicados nos evangelhos de Jesus Cristo. Por isso, é preciso conhecer a Palavra de Deus para observá-la. Conhecê-la somente de nada adianta. A vida deve ser conduzida como a Palavra orienta e ensina. Faz-se necessário conhecê-la para vivê-la diariamente.

O amor a Deus e aos irmãos, a prática do bem e a renúncia ao mal formam o conteúdo da Palavra de Deus. Estes ensinamentos são adquiridos pelos filhos por meio da boa conduta moral (bons costumes) das famílias em cujo seio as crianças crescem e se estruturam os adultos. Esses mandamentos se resumem no amor, como o havia dito Jesus antes: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (13, 34). Não o amor que mata, mas o amor que dá a vida pelo bem da pessoa amada. Não o amor que escraviza e explora, mas o amor que liberta. Foi exatamente o que Jesus fez. Mesmo podendo exterminar a todos com um simples gesto, Ele se entrega como cordeiro em sacrifício, vítima pascal, para a salvação da humanidade. Quando o ser humano entender a grandeza do sacrifício de Cristo, este mundo será muito melhor. Eis a missão dos evangelizadores.

No capítulo 13, 33 Jesus anunciou aos discípulos: “Filhinhos, por pouco tempo ainda estou convosco”. Isto deixou neles um sentimento de abandono e desânimo, como acontece se as coisas não correm conforme se deseja. Preocupado, Jesus promete: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro defensor, para que permaneça sempre convosco”. Este é Jesus, meu e seu também. Ele está preocupado com cada discípulo e com a missão. Sempre! Ele não abandona aquele que trabalha pelo Reino. O defensor prometido é o Espírito Santo que é o próprio Espírito de Jesus “o caminho, a verdade e a vida”. Por isso, é chamado de Espírito da verdade. O mundo não o conhece porque não vive conforme a verdade.

A mentira, que é o pecado, desencadeia um comportamento que conduz para a morte. O pecado mata a vida da sociedade porque gera a discórdia, a inveja e o ódio. Nesse ambiente não está Deus. Por isso, o mundo não conhece Jesus, nem o Espírito Santo, nem o Pai. Mas a comunidade que vive conforme a Palavra elimina toda ação de morte e gera vida divina em que estão presentes Jesus, o Espírito e o Pai. A vida na graça é harmoniosa por isso a afirmação: “Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós”. Observar os mandamentos é tão importante que Jesus termina o Evangelho de hoje repetindo o que disse no início: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”.

Conhecer os mandamentos da lei de Deus e a sua Palavra, vivê-los e ensiná-los é participar da vida divina e conseguir a salvação eterna.

Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image