Evangelho de São Mateus 25, 1-13
32º domingo do Tempo Comum – Ano A – 1 “Naquele dia, o Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2 Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram prudentes. 3 Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas. 5 O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormiram. 6 No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro’. 7 Então as dez virgens se levantaram, e prepararam as lâmpadas. 8 Aquelas que eram sem juízo disseram às prudentes: ‘Deem um pouco de óleo para nós, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 As prudentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode faltar para nós e para vocês. É melhor vocês irem aos vendedores comprar’. 10 Enquanto elas foram comprar o óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras virgens, e disseram: ‘Senhor, Senhor, abre a porta para nós’. 12 Ele, porém, respondeu: ‘Eu garanto a vocês que não as conheço’. 13 Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora”. – Palavra da salvação.
“O Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo”. Esta parábola faz parte do discurso escatológico narrado por São Mateus nos capítulos 24 e 25. Discurso escatológico é o que trata do fim dos tempos. Ao ler ou ouvir a expressão Reino do Céu, pensamos logo no paraíso, lugar de felicidade junto de Deus. Neste texto, essa expressão significa o mundo ou a humanidade. As dez virgens são os homens e as mulheres que formam a humanidade e vivem no mundo. O óleo são as boas ações. O noivo é Jesus Cristo. O tempo de espera é o tempo da nossa vida.
“O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro”. Ao aviso da chegada do noivo, notam-se duas situações: as virgens prudentes, que trouxeram óleo para manter acesas suas lâmpadas e as virgens imprudentes que não trouxeram óleo. Como foi dito no parágrafo anterior, o óleo simboliza o bem que se faz e a justiça que se pratica, as boas ações. Quem praticou o bem e usou de justiça em sua vida traz o óleo suficiente para manter suas lâmpadas acesas. Por isso, as virgens prudentes não podem fornecer o óleo para as virgens imprudentes. As ações, boas ou más, são pessoais. Jesus nos ensina que é preciso estar preparado sempre pois não sabemos o dia nem a hora em que seremos chamados. Será inútil querer arrumar um pouco de azeite junto a outras pessoas, pois cada um é responsável pelo que fez durante a vida. É preciso vigiar, estar atento à Palavra de Deus, conhecê-la e sobretudo praticar o que Ela ensina.
“Fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora”. Quem nos julgará é Cristo, afirma São Pedro: ‘E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos’ (At 10, 42). Esta mesma verdade São Paulo recordava aos cristãos de Corinto: ‘Porque é necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que é devido ao corpo, segundo fez o bem ou o mal’ (2 Cor 5,10). Jesus será, portanto, nosso Juiz. Esta é uma verdade irrefutável. Pergunto então: O que se deve fazer? Conhecer e praticar a Palavra de Deus, ensinada por Jesus Cristo e narrada nos Evangelhos pelos escritores sagrados. Assim, seremos fiéis a Deus, utilizando-nos das obras diárias, mesmo que pequenas, para amar e servir a Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo escreveu santa Teresa de Jesus: ‘Porque grande consolação causará à hora da morte ver que seremos julgados por Aquele a quem amamos sobre todas as coisas. Poderemos partir seguros com o pleito de nossas dívidas: não será ir a terra estranha, mas à nossa própria, pois é a Pátria daquele Senhor a quem tanto amamos e que nos ama tanto’ (Caminho de perfeição, 40, 8).
Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários