O mês de novembro começou nesse sábado, 1º, e com ele a agenda cultural que foi preparada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A programação começa na terça-feira, 4, com a exibição de dois filmes: “Somos Todos Ilhas” e “Persepolis”. A atração acontece em parceria com o projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), a partir das 19h30, no Mini-Mis Casinha do Lago. A classificação dos filmes é de 12 anos.
No dia 7, sexta-feira, a partir das 20h, haverá espetáculo de dança na Concha Acústica. Trata-se da atração “Do Diálogo ao Manifesto – Por um Sorriso”, da Cia. Divinadança, que vem a Bragança por meio do Programa Circuito Cultural Paulista.
No dia 10, terá início na cidade a 6ª Semana da Diversidade, com debates e discussões sobre o tema LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros) e o mercado de trabalho. As atividades acontecerão no Museu Oswaldo Russomano, sempre às 20h, de 10 a 14 de novembro. No dia 16, encerrando a Semana da Diversidade, será realizada a 8ª Parada do Orgulho LGBT, cujo tema será “Aceitar é uma escolha, respeitar um dever”. A saída está marcada para as 14h, da Travessa Riachuelo, de onde os participantes seguirão até a Concha Acústica.
No dia 11, o Projeto Imagens Vivas Bragantinas, que tem patrocínio da TE Connectivity, promove no Mini-Mis Casinha do Lago, a partir das 19h30, a exibição do filme “Volver”, com direção de Pedro Almodóvar. A classificação é de 14 anos.
A Banda Marcial se apresenta no dia 14, às 21h, na Casa de Cultura. O espetáculo “Cinema em Concerto” trará trilhas sonoras de filmes diversos.
O filme “Tomboy”, com direção de Céline Sciamma, será exibido no dia 15, às 19h30, no Mini-Mis Casinha do Lago. A classificação é de 12 anos.
A Semana da Consciência Negra terá início no dia 17 e as ações realizadas terão apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Assim, do dia 17 a 23, haverá Residência de Grafite no Clube 13 de maio, das 10h às 18h. A atividade consiste no aprendizado de projeto e execução de pintura mural colaborativa protagonizada pelo coletivo SHN e artistas locais. Como pré-requisito, os interessados devem ter experiência em grafite, pintura e desenhos em grande escala. São apenas sete vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: educativo.smct@gmail.com até o dia 12 de novembro.
No dia 18, será exibido o filme “Besouro – Da capoeira, nasce um herói”, na Praça do Matadouro, às 20h. Após a exibição, haverá bate-papo com Pai Bill.
No dia 19, no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, haverá Roda de Conversa com Djalma Campos, Paulo Lins (autor do livro “Cidade de Deus”) e Thiago Cervan, a partir das 20h.
No dia 20, o Centro Cultural Geraldo Pereira será palco do Sarau Preto, com Sarau do Manolo (Atibaia) e Poetas Ambulantes (São Paulo), a partir das 20h. Às 18h, no mesmo local, haverá workshop de montagem de sarau com o poeta Thiago Cervan.
No dia 21, será comemorado o Dia da Consciência Negra. Às 14h, haverá caminhada saindo da Igreja do Rosário até a Praça Jacinto Osório, no Matadouro, onde, às 16h, acontecerá Celebração Ecumênica. Em seguida, ocorrerão apresentações de grupos de cultura popular, como Grupo de Capoeira Raça em Movimento, Afoxé Nação Nagô Mirerê e Maracatu Malungos do Baque. O encerramento ficará por conta dos DJs residentes Boteco Pratododia (black music).
No dia 22, estará em Bragança Paulista o rapper, repórter e produtor musical brasileiro Emicida. Considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil nos últimos anos, ele fará show na Praça Jacinto Osório, no Matadouro, a partir das 21h. Também se apresentam nessa data e local os grupos Amizade Força Crew e Jazzy Sense.
A Semana da Consciência Negra se encerra com os shows de Leci Brandão e Água de Benzê, a partir das 18h do dia 23 de novembro, na Praça Jacinto Osório, no Matadouro.
Além disso, no dia 25, a partir das 19h30, será exibido o filme “Ensaio sobre a cegueira”, com direção de Fernando Meirelles, no Mini-Mis Casinha do Lago. Em parceria com o projeto Imagens Vivas Bragantinas, que tem patrocínio da TE Connectivity, a atividade contará, ainda, com bate-papo com João Gomes da Silva Filho. A classificação é de 16 anos.
No dia 29, encerrando as atividades culturais do mês, haverá a apresentação do teatro “O Grande Viúvo” (texto de Nelson Rodrigues), da Cia. Teatro Cego, que vem a Bragança Paulista com apoio do ProAc (Programa de Ação Cultural) e patrocínio da empresa Santher. A peça, que tem classificação de 14 anos, será encenada no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, às 20h. A distribuição de ingressos será feita a partir do dia 26 de novembro.
Todos os eventos serão gratuitos. Mais informações sobre as atividades culturais no site da Prefeitura: www.braganca.sp.gov.br ou na página da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Facebook.
0 Comentários