PARCERIA COM O CONSELHO

Na última reunião do Conselho Municipal de Cultura, recebemos a primeira visita do recém-empossado secretário Noy Camilo, que depois de se apresentar, tratou de deixar clara a disposição de sua secretaria de trabalhar em parceria com o conselho. É claro que a maioria de nós conselheiros ficou com aquela cara de “já vi esse filme”, mas no final da conversa nos convencemos de que, desta vez, a coisa pode funcionar.

 

FINALMENTE OS PROJETOS

Fiquei muito feliz ao saber que a Prefeitura finalmente vai ter um departamento de projetos. Nas palavras do secretário Noy, uma pessoa irá trabalhar na SMCT exclusivamente com projetos. Já faz muitos anos que venho cobrando isso, tanto pra Cultura, quanto pra outras áreas. E por que isso pode ser tão bom? Porque existem muitos programas federais e estaduais que destinam verbas para determinados segmentos, só que pra ter acesso a eles a secretaria (seja ela qual for) precisa ter projetos prontos. É assim que se pode engordar o orçamento da pasta, pra muito além da arrecadação municipal. Somam-se aí os devidos “conselhos” e deliberações do conselho e podemos finalmente fazer as coisas avançarem em nossa cidade no quesito cultura.

 

É DIVULGANDO QUE SE APRENDE

Transparência e divulgação são duas palavras fundamentais para o bom funcionamento das políticas públicas. Ainda sobre a Cultura e Turismo, sofremos muito nos últimos anos, por diversas razões, com atrasos e até mesmo falta de divulgação de eventos e ações culturais. É muito ruim a população acabar não tendo acesso ao pouco que temos por aqui devido à falta de divulgação. Isso também pode ser solucionado com a atuação de uma assessoria de imprensa exclusiva da SMCT. É mais uma coisa que ficamos na cobrança e na torcida para que funcione.

 

TRANSPARÊNCIA DO CONSELHO

Nós, do Conselho Municipal de Cultura, criamos um grupo no Facebook de caráter aberto para que os internautas possam ter acesso às nossas discussões e ações. O grupo se chama ConCultura Bragança Pta. Acesse e participe.

 

E A NOVELA ETE CONTINUA

A falta da Estação de Tratamento de Esgoto em Bragança é um abacaxi herdado das administrações anteriores. O longo contrato entre nossa cidade e a Sabesp terminou em 2009 e a conclusão das obras e funcionamento da ETE foram, mais uma vez, adiados. Era pra ter começado ainda em 2011 e agora a previsão é pra julho deste ano. Sem contar que o assunto renovação precisa ser retomado pelo Governo Fernão e pela Câmara, tendo em vista que a empresa, ainda no Governo Jango, não quis aceitar repassar parte de sua arrecadação, como faz em outros municípios. Licitação é caminho?

 

A FAVOR DE CUBA OU DE FIDEL CASTRO?

A vinda para o Brasil da blogueira cubana Yoani Sánchez (que ficou mundialmente famosa por criar um blog com críticas e denúncias sobre a ditadura dos irmãos Castro em Cuba) gerou uma série de protestos e manifestações por parte de uma pseudo-esquerda, acusando-a de ser uma “agente da CIA” e estar a serviço do imperialismo norte-americano. É muito importante destacar que os grupos que vêm atacando a jornalista não têm nada a ver com o PSTU. Enquanto partido, defendemos uma discussão muito maior sobre o regime cubano e a ditadura instaurada há anos por Fidel e Raul Castro, que está muito longe de ser um regime socialista. O que vemos em Cuba hoje sobrevive graças à perseguição e opressão sofrida pelos opositores ao Governo e a uma imensa burocracia estatal que de socialista só tem o nome. Como membro de um partido de esquerda, reitero novamente que não apoiamos ou somos simpatizantes de governos como o de Cuba.

 

FALANDO EM DITADURA

Melhor ou pior? É difícil dizer se a decisão do Governo Fernão de levar a Feira da Amizade (Feira do Rolo) para o Ceasinha no Jardim da Fraternidade vai beneficiar ou prejudicar os feirantes. Numa primeira análise, ficar mais longe do Centro não parece ser uma boa ideia, tanto para os feirantes, quanto para os frequentadores, que podem ter grandes dificuldades para se locomoverem pra lá. Alguns comerciantes chegaram a propor lugares alternativos, como a Praça da Concha Acústica, ou mesmo a rua ao lado do Supermercado Russi, que não foram bem recebidas pela Prefeitura. Como eu disse no início, pode ainda ser cedo pra dizer se vai melhorar ou piorar para os feirantes, já que, por outro lado, o lugar oferece uma área coberta, estacionamento e banheiro. O problema foi a forma como essa decisão foi imposta pelo Governo Fernão, sem dialogar com a população interessada.

 

RAIOS, RAIOS, RAIOS!

O Brasil é o país campeão mundial de incidência de raios por quilometro quadrado. E não é que na última semana as descargas elétricas resolveram se concentrar na Terra da Linguiça? Segundo dados oficiais da Empresa Elétrica, em quatro horas de tempestade fomos atingidos por cerca de cem raios! Os raios acontecem quando o atrito entre as nuvens gera um grande acúmulo de carga elétrica, o que “desequilibra” a eletricidade entre as nuvens e o solo. Os raios que vimos e ouvimos semana passada foram responsáveis por reequilibrar as coisas. O problema é que as descargas são muito intensas. No caso dessas especificamente, ainda segundo a empresa, chegaram a 27 mil ampères. Pra você ter uma ideia, elétrico leitor, seu chuveiro funciona com uma corrente de uns 20 ampères e, dependendo do caso, uma corrente de apenas um ampère pode ser fatal! Quando se trata de raio, todo cuidado é pouco. Nunca se esconda perto de árvores, por exemplo. Locais muito seguros são dentro do carro e, se possível, dentro de casa mesmo.

 

DEBATE VIRTUAL SOBRE O LAGO

Legal a iniciativa do vereador Marcus Valle de promover um debate no Facebook sobre a ideia de tornar o Lago do Taboão um parque fechado. Particularmente, sou contra o fechamento. Penso que em casos de áreas maiores, como a Lagoa do Taquaral em Campinas, pode fazer mais sentido. No nosso caso, acredito que bastaria um posto da Guarda Municipal e fazer valer a fiscalização tanto no caso de vandalismos em geral, quanto no da limpeza. A medida também poderia fazer valer a lei do som alto, de autoria do próprio Marcus, mas que não vem sendo aplicada. Sem contar que o desassoreamento deve ser a prioridade neste momento, lembrando que estamos no aguardo de um novo projeto. No caso dos internautas, as opiniões ficaram bem divididas, porém, mais importante até do que o objeto de consulta é a atitude em si, tanto do vereador, quanto da população que participou. Parabéns.

 

PRA FINALIZAR

“Sorria um para o outro, sorria para a sua esposa, sorria para o seu marido, sorria para os seus filhos, sorria um para o outro - não importa quem seja - e isso ajudará a crescer um amor de um pelo outro.”

(Madre Teresa de Calcutá)

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image