A receita da vez, que tem se espalhado pela internet fazendo o maior sucesso, é a do peito de frango preparado na air fryer que se transforma num embutido natural, sem aditivos, conservantes nem defumação; somente usando da praticidade da air fryer ou, se não tiver, o seu forno convencional.
Quem me deu essa dica foi meu filho Basílio, que também se sai muito bem na cozinha. Ele preparou, experimentou e, junto da receita, me trouxe um potinho com as fatias suculentas do peito de frango que renderam alguns lanches naturais de verdade, pois pude mudar em cada um não só o tipo de pão como os complementos, como alface, tomate, cenoura ou outro legume ou folha (num deles coloquei acelga picadinha).
E como não repasso receita sem testar, lá fui eu tentar preparar, meio receosa. Deu certinho e o melhor, rendeu muito! Uma ótima opção para o lanche da tarde, visto que os embutidos são altamente inflamatórios para qualquer organismo, além do fato de ficar mais em conta pelo rendimento.
Comprei o peito de frango com osso, desossei as partes, congelei a carcaça para depois preparar um caldo de sopa enriquecido com legumes. E é assim que a gente se reinventa no cardápio da semana e aproveita tudo que um alimento pode oferecer. Observe as fotos e verá que o preparo não tem segredo!

- Peito de frango sem osso (cerca de 800 g)
- Temperos secos a gosto (usei sal, páprica defumada e chimichurri; se quiser, pode adicionar lemon pepper e alho em pó, mas não é necessário)
- Papel-manteiga para embalar
Coloque o peito de frango (a peça inteira, não o filé) sobre uma tábua e tempere de todos os lados com sal, páprica e chimichurri, esfregando com as mãos para os temperos aderirem bem. Repita o processo em cada pedaço.
Em seguida, embrulhe cada um em papel-manteiga, enrolando com firmeza — sem apertar — para que fique no formato de um “salame”. Torça as pontas, como uma bala, para fechar bem.
Leve à air fryer, já aquecida por 5 minutos a 200 °C, e deixe por 30 minutos. Se preferir, pode fazer no forno convencional, também a 200 °C, por cerca de 30 minutos.
Retire após esse tempo e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas (deixei de um dia para o outro) para firmar e poder fatiar fininho.
Ao retirar o papel-manteiga, você perceberá que se formou uma calda grossa — é normal. Guarde o frango, depois de fatiar bem fininho com uma boa faca ou faca elétrica, em um refratário com tampa e mantenha na geladeira.
Use para os mais diversos lanches, para incrementar saladas ou até como aperitivo.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários