Fotos: Vanessa Zenorini / Shel Almeida
news-details
Cultura

#PerspectivasUrbanas realiza caminhadas fotográficas em escolas estaduais

Nos dias 12, 17 e 30 de novembro o projeto #PerspectivasUrbanas, desenvolvido pela jornalista e fotógrafa Shel Almeida, realizou caminhadas fotográficas com alunos da escolas estaduais Cásper Líbero, Dom José Maurício da Rocha e Ministro Alcindo Bueno de Assis (Eemaba), respectivamente. 

Essas caminhadas foram a contrapartida proposta pelo projeto, que foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e realizado entre os dias 15 e 28 de março, como exposição fotográfica, em outdoors localizados na Av. Norte Sul e na Av. Salvador Markowicz. 

#PerspectivasUrbanas é um desdobramento de outro trabalho da fotógrafa, Caminhando pela Cidade, realizado desde 2011 com a proposta de capturar memórias urbanas em registros fotográficos. 

A ideia de levar as caminhadas fotográficas para as escolas não é apenas a de apresentar a arte da fotografia aos jovens mas, principalmente, trazer a eles a ideia de pertencimento, propondo observar, reconhecer e fotografar o espaço em que passam boa parte do dia, trazendo, assim, o conceito de pertencimento. 

Na E.E. Cásper Líbero, a caminhada fotográfica foi acompanhada pela professora Janaína Bazanini Avoleta, “Apresentar a fotografia como arte, como registro e narrativa,  possibilitou aos nossos  alunos um novo olhar sobre si mesmos, os outros, e sobre o território  e espaço que vivem e convivem. Os jovens buscam  pertencimento e, este olhar sobre a cidade e a escola, compartilhado com eles, alegrou-os, desenvolveu a autonomia e aguçou a criatividade. Foi muito bonito. Queremos mais vezes essa parceria!”, falou. 

Maria Aparecida Pugiali Leme e Sonia Almeida, diretora e agente de organização escolar da E.E. Dom José Maria da Rocha contam qual foi o retorno em relação ao projeto: “Os alunos gostaram demais. O que eles perceberam é que, às vezes, tiram uma foto muito ampla e não se prendem a detalhes. Eles viam o pôr-do-sol em uma montanha, por exemplo, mas não reparavam em uma formiguinha. Eles não se atentavam a observar pequenos pontos e agora perceberam que essa atenção aos detalhes é muito importante”. 

No Eemaba, a caminhada fotográfica aconteceu à convite da professora Caroline Moraes Lima, que já vinha trabalhando com os alunos alguns conceitos fotográficos: “Ter trazido a caminhada para a escola foi muito importante para ressignificar os olhares dos estudantes para a arte da fotografia, uma vez que, por meio dela, conseguimos aprofundar os conhecimentos já estudados em sala de aula e ‘botarmos a mão na massa’, realizando a prática proposta com cuidado e consciência para a composição de imagem e por meio do olhar artístico estimulado e desenvolvido. Foi uma experiência de ensino aprendizado completa, na qual observei como professora o engajamento e envolvimento de todos os alunos, que produziram resultados com fotos incríveis, complexas em seus sentidos, propósitos e intenções e que exprimiram muito bem suas subjetividades por meio das criações autorais”, disse. 

Para saber mais sobre o projeto acesse https://www.shelalmeida.com.br/perspectivas-urbanas . E para levá-lo para sua escola em 2021, entre em contato pelo instagram https://www.instagram.com/shel.almeida/

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image