Os amantes de motociclismo têm, neste domingo, 11, uma ótima oportunidade para conferir a trajetória de um dos maiores pilotos de motocross do país. O bragantino Jorge Negretti, o “Loirinho Maravilha”, é a atração desta semana do programa “Papo Vanguarda”, da rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo na região.
Durante a entrevista concedida ao apresentador Vinícius Valverde, Negretti falou sobre seus trinta anos de carreira no motocross, comemorados em outubro deste ano. O piloto destacou aspectos importantes, como o início na modalidade, aos 14 anos, em outubro de 1982, em Bragança Paulista, quando decidiu, com a ajuda de amigos, disputar a primeira prova de motocross. “Peguei o capacete emprestado, a gasolina o dono da padaria pagou. Assim, com a ajuda dos amigos, comecei minha trajetória no motocross”, disse.
Ainda no “Papo Vanguarda”, Negretti mostrou sua primeira moto, uma Pônei, presente do pai. “Ficava o dia inteiro andando na moto e incomodando os vizinhos”, brincou. “De tanto que brincava, meu pai disse pra eu andar de moto na fazenda, ali começou minha paixão pela terra, pelo motocross”, contou o piloto.
Negretti também falou sobre seus principais títulos (o piloto foi dez vezes campeão brasileiro, com conquistas no Motocross, Arenacross e Supercross), os desafios e dificuldades que enfrentou na carreira e o início do motocross freestyle (estilo livre) no país, modalidade que ajudou a criar. “Comecei na mesma época em que os grandes nomes do mundo começaram. Foi natural. Na época, quando saltávamos fazíamos as manobras. Jamais imaginávamos que um dia poderia existir nomes para elas ou uma competição de estilo livre”, comentou.
Em 2000, o “Loirinho Maravilha” deixou as pistas. Atualmente, ele se dedica às apresentações de motocross estilo livre. Negretti utiliza rampas criadas e projetadas por ele mesmo, especialmente, para os espetáculos. Acompanhado dos melhores pilotos do Brasil, que integram a Jorge Negretti Motocross Show, Negretti percorre o país em shows nos quais os motociclistas saltam sobre uma carreta e executam as mais arrojadas manobras. “Todos diziam que eu era louco, já que ninguém saltava sobre caminhão. Tive a sorte de apostar em uma época que ninguém fazia isso” . “Nas corridas de motocross que disputei sempre fiz saltos ousados, que hoje são as conhecidas manobras. Naquela época, nem imaginávamos que faríamos isso”, conta. Durante as manobras, os pilotos fazem uma série de movimentos no ar. Em algumas delas, inclusive, chegam a largar as motos para agarrá-las antes das aterrissagens.
Quem assistir ao programa, poderá ver um pouquinho dos espetáculos que encantam jovens e adultos de todo o país com manobras de tirar o fôlego. Durante o “Papo Vanguarda”, o apresentador Vinícius Valverde foi convidado a participar de um desafio com Jorge Negretti. Será que ele encarou? Assista ao programa, que vai ao ar neste domingo, depois do Fantástico.
Região
Nesses trinta anos de carreira, Negretti acumula passagens importantes nas cidades da região, como a disputa do Mundial de Motocross em Campos do Jordão, em 1985 (foi o piloto brasileiro mais bem colocado na prova), a final do brasileiro de Motocross, de 1988, em São José dos Campos, além de corridas em Pindamonhangaba, Taubaté, Caraguatatuba e Ubatuba.
Em Bragança Paulista, cidade natal de Jorge Negretti, conquistou seu primeiro título brasileiro em 1987. “Naquela corrida, sofri uma queda que causou uma quebra no guidão da minha moto. Fiz uma corrida de recuperação, venci a prova e ganhei meu primeiro campeonato brasileiro”, relembrou. Naquele ano, Jorge Negretti conquistou o brasileiro nas categorias 125 e 250cc.
Jorge Negretti é o único piloto da segunda geração da modalidade ainda em atividade no Brasil. Em trinta anos de motocross, acumula os principais títulos do motociclismo nacional, com disputas no Brasil e no exterior. Desde 2001, lidera a equipe Jorge Negretti Motocross Show, que percorre o país com espetáculos de motocross estilo livre. O grupo de pilotos já se apresentou em eventos importantes, como Red Bull X Fighters, X Games, Copa Brasil FMX, Megacycle, Mc Dia Feliz, Barretos Motorcycle, Passos Motorcycle, Fórmula Truck, Fórmula Renault, Fórmula Masseratti, entre outros.
0 Comentários