Receita boa e rápida deve ser espalhada. Ainda mais desta pipoca doce, supersimples de fazer, sem desperdício de material, muito crocante e sem ficar excessivamente melada. Aproveite e faça para comer assistindo seu filme ou série preferido e até para seu lanche da tarde.
E essa fará sucesso pois, além de simples, você pode guardar num saco plástico bem fechadinho e a crocância permanece. Uma ótima opção para um lanchinho do piquenique com os pequenos ou um encontro com as amigas, que você pode deixar pronto de véspera, sem erro. Se quiser preparar numa apresentação diferente, você pode colocar as pipocas ao sair da panela numa assadeira de furo central. Aí é só desenformar depois de fria que terá um “bolo” de pipoca doce.
PIPOCA CARAMELADA
.jpg)
Para este preparo, você irá usar como medida para todos os ingredientes uma xícara (de café), exceto para o vinagre, que mantém a crocância, usando somente 1 colher de sopa.
Coloque, numa panela grande, nesta ordem:
- 1 xícara (de café) de milho para pipocas
- 1 xícara (de café) de açúcar
- 1 xícara (de café) de água – (sim, é isso mesmo!)
- 1 xícara (de café) de óleo – (esta, eu coloco mal cheia)
- 1 colher (sopa) de vinagre
Misture bem com uma colher e leve ao fogo alto para ferver até toda a água evaporar e se transformar numa calda transparente com o açúcar. Quando os primeiros grãos começarem a estourar, abaixe o fogo, tampe a panela e balance-a tampada para as pipocas estourarem e não queimarem.
Quando perceber que estouraram, espalhe numa assadeira (estarão grudadinhas), espere esfriar e separe o grumo. Saboreie.
Se preferir guardar, coloque num saco plástico – desses onde vêm as frutas do mercado – e feche bem, que ela se manterá crocante.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

0 Comentários