População acompanha simulação de catástrofe

Na manhã de domingo, 2, centenas de pessoas acompanharam, no Lago do Taboão, a “I Simulação de Catástrofes com Múltiplas Vítimas” organizada pelo SAMU Regional Bragança.

Por volta das 11h20, o simulado teve início com ligações realizadas pela diretora do SAMU, Rosângela Alves, aos telefones de emergência 192 e 193.

Alguns minutos depois, as primeiras viaturas, que começaram a chegar ao local do desastre, da Polícia Militar e Defesa Civil realizaram o isolamento da área do acidente, que envolvia um caminhão, um ônibus, dois carros e uma motocicleta. A presença de populares, invadindo a área de socorro às vítimas, chegou a ser idêntica a situação real, sempre ocorrida nos verdadeiros desastres.

Logo em seguida, chegaram três viaturas do Corpo de Bombeiros, que realizaram o resgate das cerca de 40 vítimas dos veículos e as encaminharam às três áreas divididas por cor, conforme a gravidade. Para o tapete verde, foram levadas as vítimas com ferimentos mais leves. Para o amarelo, os feridos com gravidade média. E os que eram encaminhados para o setor vermelho sofreram ferimentos graves e necessitaram de socorro mais rápido. Existia, ainda, o setor preto, para o encaminhamento dos mortos, após o socorro de todos os demais com vida.

Nessas subdivisões, os atendimentos médicos eram realizados pela equipe do SAMU, também responsável pelo encaminhamento até os hospitais. Os bombeiros ficaram responsáveis ainda por apagar um foco de incêndio.

Participaram da simulação, além dos órgãos já citados, a Polícia Civil, a Divisão de Trânsito, a Guarda Municipal, estagiários do CEFOR, Nova Biotec, Nossa Senhora das Graças e Madre Paulina, FESB, Universidade São Francisco, Secretaria Municipal de Saúde e a concessionária OHL Fernão Dias.

O objetivo da simulação foi medir a capacidade do tempo de resposta para os atendimentos necessários, diante dos recursos disponíveis no SAMU e nos demais serviços de saúde da região.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image