A Prefeitura de Bragança Paulista informou que iniciou a implantação de um “Banco de Matrizes”, ou seja, um cadastro de árvores nativas públicas que tem por objetivo monitoramento do ciclo reprodutivo. Conforme explicado, isso ocorre para que, em momento adequado, seja promovida coleta de sementes, visando a garantir a origem, qualidade e diversidade genética das mudas produzidas, e também diminuir custos de produção com a redução de compra de sementes.
Para iniciar os trabalhos, o primeiro passo foi escolher e catalogar árvores situadas em locais públicos. Foram levados em consideração na hora da escolha: a espécie, a saúde da planta, estrutura e porte, além do potencial para produção e facilidade do acesso à árvore.
Vinte exemplares foram escolhidos, emplacados e georreferenciados. Entre as árvores catalogadas, estão jerivá, pau-brasil, paineira, araucária, ipê rosa e ipê amarelo.
O segundo passo será realizar a coleta de sementes, que respeitará o ciclo de cada árvore. Em seguida, as sementes colhidas serão beneficiadas e germinadas no viveiro para produção de mudas e posterior utilização na arborização urbana ou reflorestamento, tanto em áreas públicas como em particulares.
Além das 20 árvores já escolhidas como matrizes, a Prefeitura pretende aumentar este banco de sementes, catalogando árvores nativas existentes em áreas particulares. Quem possuir em sua propriedade alguma árvore nativa e tiver interesse em contribuir com o projeto, pode entrar em contato pelo telefone: (11) 4034-6780.
0 Comentários