Imagem: Secom
news-details
Saúde

Prefeitura dá continuidade à Campanha Sangue Solidário

A ação ocorre entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março mediante a agendamento prévio

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância de doar sangue, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade, dá continuidade à Campanha Sangue Solidário.

A campanha foi lançada em outubro de 2021 e ocorreu entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro. Nesta época, o Hemonúcleo Regional do Hospital da Universidade São Francisco na Providência de Deus passava por uma diminuição no estoque de sangue, por conta da pandemia, trazendo uma preocupação aos responsáveis pela coleta.

Agora, a pedido do Hemonúcleo Regional do Husf, a Prefeitura dará continuidade à Campanha Sangue Solidário, que ocorrerá entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março. O hemocentro tem se preparado para receber os doadores regulares e aqueles que serão os doadores pela primeira vez, reforçando medidas de segurança, de higiene e de distanciamento para que possam doar sangue com tranquilidade.

Os interessados devem entrar em contato com o Hemonúcleo Regional do Husf, pelo telefone (11) 2490-1240 e agendar a doação previamente.

QUAIS OS REQUISITOS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE?

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos têm que ter autorização dos responsáveis legais; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas, pesar no mínimo 50kg e estar em boas condições de saúde. 

A pessoa doará no máximo 450 ml de sangue, e essa doação poderá salvar a vida de até três pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

ORIENTAÇÕES EM RELAÇÃO À COVID-19

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, mesmo nos casos leves/moderados, ou que apresentaram um teste diagnóstico para Sars-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de dez dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem manifestações clínicas prolongadas que contraindicam a doação). 

Pessoas candidatas à doação de sangue que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, conforme definição do Ministério da Saúde, nos últimos dez dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de Covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de sete dias após o último contato com essas pessoas; 

Pessoas candidatas à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2 deverão ser consideradas inaptas pelo período que durar o isolamento, conforme definição do Ministério da Saúde.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image