Na segunda-feira, 16, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Saúde e de Ação e Desenvolvimento Social, realizaram o segundo acolhimento de pacientes para internação voluntária em comunidade terapêutica.
A secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, explicou que as internações voluntárias de pessoas em situação de rua e dependentes químicos ocorrerão na Comunidade Terapêutica Nova Esperança (foto), na cidade de São José dos Campos. ”Este foi o segundo acolhimento. Em breve, acontecerão mais três. O tratamento tem duração média de quatro a seis meses com uma equipe multiprofissional. Ao final, o paciente retorna preparado para ser reintegrado ao mercado de trabalho e ao seguimento ambulatorial no CAPS – AD de Bragança Paulista”.
Também são realizadas outras ações voltadas abordagem social com o intuito de restabelecer o vínculo familiar e garantir a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, como acolhimentos no Albergue Municipal e encaminhamento ao Centro POP e demais serviços sociais, de saúde, entre outros. “Neste trabalho conjunto entre Semads, Saúde e Segurança, estamos ofertando, além das abordagens sociais, a garantia de acesso ao tratamento de saúde para os usuários de drogas e álcool, ampliando assim, as possibilidades de superação dessa condição de risco e vulnerabilidade”, comentou a secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Margarete Alvarenga.
A orientação para a população é que não dê esmolas a essas pessoas, mas as encaminhe para a Assistência Social, por meio do Centro Pop (4032-6400), Abordagem Social (94319-3739) ou Guarda Civil Municipal (153).
0 Comentários