Com a presença de vereadores, secretários municipais e do deputado estadual Edmir Chedid, a Prefeitura de Bragança Paulista lançou, no dia 24 de maio, o Programa Mobi-Cidade – Bragança em Movimento. O evento, realizado no Gabinete do Executivo, demonstra os recentes investimentos da Administração em modernização e melhoria contínua da infraestrutura viária e da mobilidade urbana da cidade.
Nos últimos anos, Bragança Paulista passou por significativos avanços nesta área. Desde a criação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em 2017, a cidade implementou várias iniciativas focadas na segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, bem como na eficiência do trânsito.
Agora, com o Programa Mobi-Cidade, a Prefeitura pretende implantar um conjunto de investimentos destinados a melhorar a infra-estrutura viária e a mobilidade urbana em toda a cidade.
“Pudemos ver hoje o número de obras e intervenções que a nossa Administração fez para melhorar o trânsito da cidade. Hoje nosso município tem mais de 150 mil veículos, quase um veículo para cada habitante”, afirmou o prefeito, destacando a importância do Programa Mobi-Cidade. “Este é um grande passo para Bragança Paulista. Com essas melhorias previstas nesse pacote lançado, vamos construir um trânsito cada vez mais seguro e eficiente para todos os cidadãos. Nosso compromisso é tornar a mobilidade urbana um pilar do desenvolvimento de nossa cidade”, completou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Rogério Crantschaninov, destacou a importância das intervenções. “Cada ação do Programa Mobi-Cidade foi planejada para resolver problemas específicos de trânsito e melhorar a segurança de todos que utilizam nossas vias. Estamos trabalhando para criar um trânsito mais fluido e, principalmente, seguro, atendendo às necessidades atuais e futuras da nossa cidade”.
“A Administração de Bragança Paulista está de parabéns por esse pacote de investimentos. Melhorar a infraestrutura viária é fundamental para o crescimento econômico e para a qualidade de vida dos moradores”, concluiu o deputado Edmir Chedid.
Entre as ações previstas do Programa Mobi-Cidade, destacam-se:
NOVOS ACESSOS VIÁRIOS
Rua Tupi: será implantada uma faixa adicional na via, entre a Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo e a Praça Nove de Julho. Essa mudança visa a aumentar a capacidade de tráfego, reduzindo congestionamentos e melhorando a fluidez na região.
Rua João Franco e Av. Euzébio Savaio: será implantado um sistema binário com a Rua João Franco e Euzébio Savaio, reconfiguração geométrica e semaforização da Av. São Lourenço naquele trecho, o que permitirá uma circulação mais eficiente e segura para motoristas e pedestres.
Praça Chico Major: na Praça Chico Major, no Lavapés, será construída uma nova faixa de acesso para a Avenida José Gomes da Rocha Leal. Essa intervenção objetiva melhorar a acessibilidade e a fluidez do trânsito na área central da cidade.
Norte/Sul: será realizada a reconfiguração geométrica do cruzamento da Avenida Mauro de Próspero, Avenida Joanópolis e da Avenida Norte/Sul. Esta obra é fundamental para reduzir os tempos de espera no semáforo e melhorar a eficiência do trânsito nesse cruzamento.
Jardim Califórnia: novos acessos facilitarão o trânsito na região com entrada e saída pela Avenida Alberto Diniz.
Estradas Municipais Álvaro Alessandri e Antônio Moreno: a criação de nova interligação irá melhorar o fluxo na área rural.
Avenida dos Imigrantes e Rua Antônio Sabella: a implantação de uma alça de acesso da Rua Antônio Sabella para a Imigrantes, sentido Bairro/Centro, e o alargamento da Avenida dos Imigrantes, sentido Centro/Bairro, irão evitar paradas no semáforo. Além disso, será realizado o prolongamento da Avenida dos Imigrantes com saída para a Capitão Barduíno.
Jardim Morumbi e Avenida Atílio Menin: a criação de uma nova ligação no Jardim Morumbi até a Avenida Atílio Menin promoverá mais acessibilidade e proteção aos transeuntes.
Ligação do Jardim São Miguel à Avenida Dom Bosco e Benevenutto Moreto: a medida beneficiará os bairros Green Park, Vino Barolo, Piemonte, Quinta dos Vinhedos, Vila Romana, Vista Alegre e Vila Verde, aliviando o tráfego na Rod. Capitão Barduíno.
CIDADE MIRIM DO TRÂNSITO
Para ampliar os trabalhos de conscientização, a Prefeitura instalará a Cidade Mirim do Trânsito, no cruzamento da Avenida dos Imigrantes com a Rua Aquiles Bianchi. O objetivo será educar os estudantes da rede municipal de ensino, que serão futuros motoristas, em relação à segurança, promovendo a educação no trânsito e noções de cidadania e respeito ao próximo.
IMPLANTAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL, VERTICAL E DE CANALIZAÇÃO DE TRÁFEGO EM 42 VIAS
Av. Santa Cruz, Rua Antonieta Tomazini Lonza, Rua Alziro de Oliveira, Rua Ernesto Vaz de Lima, Av. Norte/Sul, Av. Dino Manfredini, Av. Nossa Senhora da Penha, Rua Exp. José Franco de Macedo, Av. Minas Gerais, Av. São Vicente de Paula, Rua 24 de Abril, Av. Samuel Lucchesi Filho, Av. Dr. José Adriano Marrey Jr., Rua Arthur Bernardes, Av. Dr. Fernando Costa, Av. Atílio Menin, Av. Antônio Pierotti, 18. Alameda das Figueiras, Av. Herculano Augusto de Toledo, Av. Dep. Virgílio de Carvalho Pinto, Rua Benedito Gonçalves Borges, Av. João Pas-trana, Rua João Franco, Rua Dr. Pedro Megali, Estr. Francisco Lopes Rojas, Rua Malvasia, Rua Gentil Piniano, Rua Elisário Eliseu de Oliveira, Rua Cândido Fontoura, Av. Major Fernando Valle, Av. Dom Pedro (Clube De Campo), Av. Europa, Av. Oswaldo Assis Gonçalves, Rua Hédio Rondini Mon-queiro, Av. das Nações, Rua lugoslávia, Rua Itapechinga, Av. Alpheu Grimelo, Av. Salvador Markowicz, Rua Teixeira, Rua Marajó e Rua Piracanjuba.
NOVAS FAIXAS ELEVADAS DE PEDESTRES
Será feita a implementação de lombofaixas em locais de alta demanda de travessia para aumentar a segurança dos pedestres. As vias contempladas são: Rua Major Fernando Vale x Av. dos Imigrantes, Rua João Leme x Rua Antônio da Cruz, João Franco, R. João Leme x Antônio da Cruz, R. Mi. Fernando Vale x Imigrantes, R. Pde. Egídio Porto, Av. Norte/Sul, Cândido Fontoura da Silveira, Ernesto Vaz de Lima, Minas Gerais, Luiz Payao e Condomínio Jaguari (Norte/Sul).
CENTRO DE OPERAÇÕES DE MOBILIDADE URBANA (COMURB)
O COMUrb irá monitorar o trânsito em tempo real por meio de câmeras e aplicativos de navegação, reduzir os tempos de resposta em ocorrências de trânsito e reprogramar remotamente os semáforos, além de monitorar o transporte público em tempo real.
PÁTIO MUNICIPAL DE VEÍCULOS
Funcionará 24 horas por dia, com guinchos leves e pesados disponíveis para a remoção de veículos das vias, a fim de diminuir o tempo de resposta em emergências e melhorar a obediência à sinalização de trânsito.
PROJETOS DE SINALIZAÇÃO VERTICAL
Será feita a instalação de pórticos na entrada da cidade com placas iluminadas de orientação para pontos de interesse, melhorando a visibilidade e a orientação para visitantes. Um pórtico já foi instalado em frente à entrada do Palácio Santo Agostinho. Os demais serão colocados na entrada da cidade pela Rotatória do Tasca e outro na entrada da cidade pela Rotatória São Francisco.
NOVOS ABRIGOS DE PASSAGEIROS
Contempla a instalação de abrigos de passageiros com design moderno, espaço para cadeirantes e iluminação por energia solar.
APLICATIVO DE TRANSPORTE PÚBLICO
A empresa JTP, concessionária do transporte público, lançará nova versão do aplicativo de transporte público, com maior precisão nas previsões de chegada dos ônibus e acompanhamento on-line do trajeto das linhas.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários