Prefeitura propõe negociação amigável para retirar famílias da Estação Guaripocaba

Representantes da Prefeitura de Bragança Paulista visitaram, na quarta-feira, 29, a antiga Estação do Guaripocaba, onde vivem algumas famílias em situação irregular. O objetivo da visita foi propor a saída amigável dessas pessoas, já que a Administração pretende restaurar o próprio público e incluí-lo em projetos culturais e turísticos.

A Divisão de Imprensa explicou que as famílias que vivem na estação nunca receberam benefícios de programas sociais do governo federal ou estadual e possuem renda familiar inferior a R$ 1,6 mil. Por isso, foram cadastradas no programa habitacional do município e serão atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

A Administração optou por não acionar a Justiça na retirada dessas famílias, a fim de não constrangê-las.

O local foi tombado em 2007 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Condephac), ficando o Poder Executivo responsável pela restauração e conservação. Entretanto, a Estação Guaripocaba pertencia, desde 1968, ao Centro Social São José (PIME), impedindo qualquer providência por parte da Prefeitura.

Autorizada a permissão de uso pelo governo estadual ao município, a Prefeitura iniciou medidas para conservação do patrimônio histórico. O objetivo, analisando a viabilidade econômica e ambiental, é transformar a estação em um espaço cultural, com exposições temporárias, oficina e Museu Ferroviário.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image