Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Premiação do XXVII Concurso Estudantil da Ases acontece no dia 27

Edição deste ano homenageia a professora e escritora Apparecida Moreira Pereira

A Ases divulgou a data da premiação do seu XXVII Concurso Estudantil – Prêmio Cida Moreira.O evento acontecerá no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 20h, no salão da Ebrafa (Escola Bragantina de Formação e Aperfeiçoamento), localizada na Rua São Bento, 643-691, na Vila Aparecida.

A presidente da associação, Henriette Effenberger, agradece e parabeniza a participação de todos os envolvidos – diretores, professores e alunos. Esta edição contou, segundo a organizadora e coordenadora do concurso, Lyrss Cabral Buoso, com 547 inscrições válidas (visto que algumas foram desclassificadas pelo sistema eletrônico de inscrição por inconformidade com o regulamento, como nome de autor, entre outras), de 46 escolas participantes, sendo 33 municipais, cinco particulares e oito estaduais.

Neste ano, a homenageada é a professora e escritora Apparecida Moreira Pereira e o tema abordado é “Café – abrindo trilhos e caminhos para o desenvolvimento de Bragança Paulista”.

SOBRE A HOMENAGEADA

Apparecida Moreira Pereira, ou Cida Moreira, nasceu em Bragança Paulista, nas imediações do Bairro Santa Luzia, em 28 de fevereiro do ano de 1944. De família pobre, passou na infância por muitas necessidades materiais, porém, guardou daquele tempo as melhores lembranças.

Casou-se no ano de1973 com Gerson Pereira e, dessa união, nasceram os três filhos: Gerson Luiz (falecido ainda bebê), Débora e Daniel. Avó de três netos, Rebeca, Gabriel e Arthur, Cida Moreira cursou Letras na Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, hoje Fesb, e fez especializações.

No ano de 1992, participou da fundação da Associação de Escritores de Bragança Paulista. Graças a essa associação literária, começou a mostrar seus escritos e participar de concursos literários. Ocupou diferentes cargos na diretoria da Ases: presidente, vice-presidente ediretora de secretaria em diversas gestões. Com desempenho prolífico na trajetória literária, conquistou inúmeros prêmios em concursos de poesias e outros gêneros literários, participou de dezenas de antologias da própria Ases e de entidades de outros municípios.

Lecionou em diversas escolas de Bragança Paulista – incluindo a E.E. José Guilherme –, de Pinhalzinho, Atibaia e se aposentou no ano de 1994.

Depois da aposentadoria no Magistério, passou a trabalhar como revisora na Universidade São Francisco, onde permaneceu até o ano de 2002. Em seguida, passou a atuar como revisora freelancer. Artesanato e reciclagem eramalgumas de suas paixões: ela produziu belas obras em tinta a óleo e papel machê, expressando sua criatividade e sensibilidade. No ano de 2008, realizou uma exposição de papel machê intitulada “Coração de papel”.

Costumava dizer que sua vida parecia fundamentar-se em papel, pois, quando adolescente e jovem, foi frequentadora assídua de bibliotecas e professora durante 30 anos, estando sempre rodeada por livros, cadernos, redações, e, após a aposentadoria no Magistério, o trabalho com revisão também a manteve em contato com papéis, dicionários e gramáticas.

Escreveu dois livros: em maio do ano de 2009, lançou “Vestígios” e, para o público infantojuvenil, publicou “O Tesouro de Lyzar”, em 2018.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image