Foto: Divulgação
news-details
Esporte

Presidente da LBF fala sobre a situação financeira da entidade e a volta do futebol amador em Bragança

Desde março, os campeonatos de futebol do país estão paralisados devido à pandemia do novo coronavírus. E em Bragança, a situação não é diferente. O principal campeonato amador da cidade, o Amadorzão da Série A, que sempre reuniu centenas de pessoas nos estádios aos finais de semana, também foi cancelado. 

O campeonato, que teve apenas uma rodada disputada, não tem garantia de continuidade, segundo afirmou o presidente da Liga Bragantina de Futebol, Rubens Russo Júnior (Rubão), em entrevista exclusiva para o departamento de esportes do Jornal Em Dia. O presidente também falou, dentre outros assuntos, sobre a situação financeira que a entidade atravessa, as dívidas dos clubes e a possível realização das outras competições ainda neste ano. Confira: 

Jornal Em Dia: Como está o andamento da LBF neste período de pandemia? 
Rubão: Assim que houve a paralisação da Série A a Liga Bragantina de Futebol imediatamente começou a atender os clubes filiados e os jogadores por meio do WhatsApp. Tivemos poucas conversas, mas a Liga sempre esteve à disposição do público em geral. Quem quiser entrar em contato pelo WhatsApp pode enviar uma mensagem para o número: (11) 4035-1507, de segunda a sexta-feira.

Jornal Em Dia: A Liga está fazendo atendimento presencial? 
Rubão: Sim. A Liga está fazendo atendimento presencial, tomando todo o cuidado necessário e cumprindo as recomendações da Secretaria Municipal da Saúde. Os atendimentos acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. 

Jornal Em Dia: Você acha que o futebol amador da cidade volta a ser disputado ainda esse ano? 
Rubão: Eu, como presidente da LBF, acredito que o futebol amador em Bragança volte, sim. Vamos esperar até agosto e, o mais tardar, até setembro, esperando primeiramente o pronunciamento do governador do estado e depois a autorização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, para voltarmos com os campeonatos amadores.   

Jornal Em Dia: O Amadorzão 2020, que teve somente uma rodada disputada, vai ter continuidade neste segundo semestre? 
Rubão: Em razão da realização somente da primeira rodada, a nossa intenção é fazer uma reunião por videoconfe-rência com os presidentes dos clubes, para sabermos a real situação de cada um, e quando tivermos a autorização para voltar com os campeonatos, aí sim iremos nos reunir novamente com os clubes para ver se há a possibilidade do Ama-dorzão 2020 voltar a ser disputado ainda neste ano ou cancelado de vez.  

Jornal Em Dia: E os outros campeonatos, você acredita que podem ser realizados? 
Rubão: Em razão do período de paralisação devido à pandemia do novo coronavírus, não conseguiremos realizar muitos campeonatos neste ano, mas estamos analisando a possibilidade de dar continuidade na disputa da Série A, em que os jogos são realizados aos sábados, à tarde, e a disputa das Séries B e C, com as partidas sendo disputadas aos domingos à tarde, e provavelmente, com rodadas duplas. Mas tudo isso será decidido em reunião com os representantes dos clubes das Séries B e C. Também vamos ver se conseguimos realizar ainda neste ano o Campeonato Municipal de Menores, que é organizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (Semjel) de Bragança Paulista, que conta com nosso apoio e parceria. 
Jornal Em Dia: Como está a situação financeira da entidade? 
Rubão: Complicada. Nós entendemos que muitos clubes estão com dificuldades financeiras, e infelizmente, isso faz com que eles deixem de cumprir com suas obrigações com a Liga. Os clubes não dão satisfação e nem procuram e entidade para fazer um acordo. Já sobre as contas da Liga Bragantina, o que posso dizer é quem algumas estão em dia, como o salário da funcionária Daiana Romagnoli, e da telefonia, a qual temos que ter, pois necessitamos da utilização da internet, devido à plataforma em que os campeonatos organizados pela LBF são organizados. Tem outras contas que estão atrasadas, sim. E acredito que neste mês de julho, vamos passar por mais dificuldades ainda para fazer os pagamentos das contas. Por isso, peço a compreensão de todos os clubes filiados, que venham conversar com a gente para ver se a possibilidades de saldar os débitos pendentes, haja vista que nós também temos nossos compromissos para ser cumpridos. Eu entendo a situação de todos, mas, infelizmente, se continuar desse jeito, não vai ter como manter as contas em dia e seremos obrigados a fechar as portas da LBF. 
      
Jornal Em Dia: A LBF vem fazendo contato com a FPF?
Rubão: A Liga Bragantina não parou de ter contato com a FPF (Federação Paulista de Futebol), principalmente com o Dr. Domingos, que é o responsável pelo departamento de ligas na federação. Perante à entidade maior do futebol paulista, não temos nada de concreto para a realização do Campeonato Amador do Estado 2020 e nem do Campeonato Sul-brasileiro, que está agendado para ser disputado aqui em Bragança Paulista, no final do ano. O Dr. Domingos disse para mim que, neste mês, a FPF vai agendar uma reunião por videoconferência com a presença do presidente Reinaldo Carneiro Bastos, e com os presidentes das ligas amadoras, para saber como está a situação financeira de cada um. 

Jornal Em Dia: Fique à vontade para fazer demais esclarecimentos.
Rubão: Primeiramente, quero agradecer ao Jornal Em Dia pelo espaço, o qual sempre foi parceiro do futebol amador de Bragança, na divulgação dos campeonatos. E quero, mais uma vez, pedir para os clubes filiados virem até a sede da Liga para conversar e negociar os débitos, pois precisamos manter as atividades em pleno funcionamento. Não é nesse momento difícil que estamos vivendo que vamos jogar a toalha. Já passamos por outras dificuldades, como em 2014, quando algumas pessoas queriam fechar a Liga Bragantina naquele momento e não conseguiram. Com fé em Deus, vamos sair dessa situação, e a Liga Bragantina de Futebol que, em abril, completou 67 anos de fundação não vai fechar as portas, mas para isso, preciso da compreensão e da colaboração de todos vocês, clubes filiados.     

Jornal Em Dia: Deixe uma mensagem para os esportistas e para os clubes amadores de Bragança.  
Rubão: A mensagem que deixo para todos os presidentes, diretores, torcedores, jogadores e esportistas em geral, é que fiquem em casa, se cuidem, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evite aglomerações. Logo, tudo isso vai passar e estaremos juntos novamente reunidos nos gramados do futebol amador de Bragança, que é só alegria nas comunidades bragantinas. O futebol amador da nossa cidade é forte e considerado um dos melhores e mais disputados do interior de São Paulo, e com certeza, vamos continuar sendo essa força.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image