Presidente de sindicato da cidade relata atitude antidemocrática de concorrente

Na terça-feira, 6, a Câmara Municipal realizou mais uma sessão ordinária. Na oportunidade, participou da Tribuna Livre o empresário Enry de Saint Falbo Júnior, presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de Bragança Paulista), que relatou seu descontentamento quanto à atitude de membros da Assorth (Associação de Hotéis, Restaurantes, Turismo e Similares de Bragança Paulista).

Primeiramente, Enry explicou que o Sehal é uma entidade patronal formada com a intenção de lutar pelo crescimento do ramo de turismo na cidade. Esse crescimento não está longe de ocorrer, como opinou o participante da Tribuna, porém, ele defendeu que também seja investido na capacitação de mão de obra, já que atualmente há dificuldades para se encontrar profissionais dessa área.

Enry anunciou que os membros do Sehal conseguiram, com o apoio do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, trazer à cidade o SESC (Serviço Social do Comércio) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), escolas de excelência que vão proporcionar cursos de capacitação à população. De acordo com ele, a Prefeitura concederá um prédio para a instalação das organizações.

O presidente do sindicato explicou, então, que na última segunda-feira, 5, ele e outros membros do Sehal foram impedidos de entrar e participar de assembleia que foi realizada pela Assorth. Antes disso, no dia 2, quando Enry foi até a sede da associação a fim de entregar uma notificação afirmando que a assembleia do dia 5 seria nula não foi recebido.

O manifestante afirmou que a associação só “acordou” e fez algo na cidade depois que os empresários de Bragança resolveram formar um novo sindicato. “Pessoas de fora estão manipulando outros empresários. Pessoas que estão no poder há 50 anos e nunca pisaram na cidade”, denunciou Enry, demonstrando descontentamento quanto à atitude antidemocrática do sindicato concorrente.

A Assorth distribuirá, no dia 12, diplomas de Honra ao Mérito aos vereadores por ações em prol do turismo social e econômico da cidade. Enry questionou os edis sobre o que eles fizeram para merecer tal honraria e afirmou que a atitude é uma maneira de enganar as pessoas. Enry ainda disse que registrou boletim de ocorrência sobre o impedimento de participação da assembleia da Assorth.

O vereador Quique Brown, um dos que inscreveu Enry na Tribuna, contou que ele participou de uma reunião com os membros do Sehal, antes mesmo de ele ser formado. Na ocasião, alguém teria alertado que o outro sindicato, no caso, a Assorth, ofereceria cargos e até tentaria participar de eleição no Sehal. Quique disse que achou o alerta exagerado, mas, depois, isso realmente ocorreu. “Na época, achei exagerado, mas a porta fechada mostra como fui inocente”, disse Quique, referindo-se a uma foto exibida por Enry que mostra as portas fechadas da Assorth no dia 5.

Conforme informou Quique, a Assorth participou da eleição no Sehal com uma chapa, que perdeu por 68 a 0. Depois disso, resolveu realizar um festival gastronômico “com uma divulgação desastrosa” e que o vereador disse não saber o que era e nem quem estava realizando até que o chefe Paschoal Iuliani, conhecido como Lino e que também faz parte do Sehal, o procurou e contou sobre a situação. “Acho que o crescimento da entidade é legítimo, mas não deveria ter fechado as portas. O mundo é livre, todos têm o direito de ir e vir e ontem (dia 5) esse direito não foi respeitado. Espero que a justiça seja feita”, declarou Quique.

Também inscreveu o participante a vereadora Fabiana Alessandri, que lamentou o ocorrido e contou que acompanha o trabalho dos empresários da cidade. Ela opinou que a vinda do SESC e do SENAC para Bragança será um divisor de águas e vai alavancar o setor de hotelaria e turismo. Fabiana ofereceu apoio aos membros do Sehal.

Durante a participação de Enry, não foi mencionado o nome da Assorth. Porém, foram distribuídos aos vereadores cópia do boletim de ocorrência e outros documentos que ligam o fato à associação.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image