Empresário adotou a ideia e permitiu o plantio de sete árvores
Na sexta-feira, 29, foram plantadas as primeiras sete árvores que simbolizam o início do programa “Adote uma Árvore”, no Jardim São Miguel.
De acordo com a Prefeitura, o plantio de árvores é feito nas calçadas, com autorização e colaboração dos moradores ou proprietários de estabelecimentos comerciais, para que acompanhem o seu crescimento.
Para isso, representantes do Executivo percorreram o bairro, fazendo levantamento de campo, mapeando toda a arborização das vias públicas, constatando a carência de árvores e a existência de calçadas largas apropriadas para que as árvores possam ser plantadas, além de visitar moradores e empresários do local explicando a iniciativa.
Um empresário, que tem seu empreendimento instalado na Rua Uruguaiana, gostou da ideia e autorizou o plantio de sete árvores na calçada de sua empresa. A Prefeitura se encarregou, então, de fazer as covas nas calçadas e executar o plantio das espécies aldrago, dedalheiro e canafístola.
A arborização urbana tem como objetivo melhorar o microclima da localidade, aumentar a capacidade de absorção da água da chuva, atrair a fauna, principalmente os pássaros, bem como contribuir com a beleza do ambiente.
Além desse plantio inicial no Jardim São Miguel, a Prefeitura se prepara para realizar trabalho de panfletagem, no mesmo bairro, a fim de encontrar outros cidadãos parceiros, interessados em adotar árvores.
A Secretaria de Meio Ambiente informa, porém, que além da vontade do munícipe de adotar uma árvore, é necessário que técnicos da Prefeitura avaliem o local a fim de constatar se há condições na via para receber a árvore, para que seu crescimento não gere conflitos com o passeio, fiação elétrica, postes ou construções.
Cada caso é avaliado individualmente e, após isso, definido o porte da árvore a ser plantada no local. Há possibilidades de escolha do munícipe entre as mudas existentes no Viveiro Escola Municipal, decidindo qual ele tem interesse em plantar em frente a sua casa.
A Prefeitura informou também que as árvores usadas fazem parte das arrecadações do Programa de Conciliação Socioambiental, implantando pela atual gestão.
O programa “Adote uma Árvore” será estendido para outros bairros. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (11) 4034-6780 ou pelo e-mail: meioambiente@braganca.sp.gov.br.
0 Comentários