Na terça-feira, 22, foi realizada nova sessão ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista. Os vereadores aprovaram todos os projetos e moções em pauta.
Em segundo turno, foram aprovados em bloco, por unanimidade, os projetos que determinam a obrigatoriedade de sinalização dos terminais telefônicos de uso público a fim de evitar acidentes envolvendo pessoas com deficiência visual e que estabelece a obrigatoriedade de as instituições públicas, bancárias e financeiras, que mantêm caixas e caixas eletrônicos, a adaptá-los de modo a permitir seu acesso e uso por pessoa com deficiência físico-motora, de autoria do vereador Valdo Rodrigues.
Por iniciativa do mesmo vereador, foi aprovado o projeto que indica que a aquisição de livros para o abastecimento das bibliotecas públicas municipais observe o montante de 4% de livros em formatos acessíveis, para benefício de pessoas com deficiência visual. Essa proposta foi debatida por alguns minutos, pois, na visão do vereador Marcus Valle, o índice de 4% não tem argumentos para ser sustentado, uma vez que não se sabe qual o percentual de deficientes visuais na cidade. Ele também apontou que os livros em braile custam muito mais caro que os demais e podem comprometer as compras desses itens. Apesar disso, o projeto recebeu 15 votos favoráveis e dois contrários, o de Marcus e o do vereador José Gabriel Cintra Gonçalves.
Em turno único, foram aprovadas de forma unânime as moções que solicitam ao Executivo estudos visando à destinação de uma área de terreno para o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e estudos visando à implantação do programa “Varal Cultural”, de autoria dos vereadores Fabiana Alessandri e Juzemildo Albino da Silva, respectivamente.
Também receberam aprovação unânime os projetos dos vereadores Jorge Luís Martin e Marcus Valle, que visa a incluir no Calendário de Eventos do município o Passeio Ciclístico da Primavera, a ocorrer anualmente no terceiro domingo do mês de setembro, e do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que dispõe sobre a alteração dos incisos I e VI do artigo 5º da Lei nº 4,284, de 2 de dezembro de 2011, que institui o Programa Bolsa-Atleta, os quais foram votados em primeiro turno.
A vereadora Fabiana Alessandri não compareceu à sessão.
0 Comentários