A receita da semana é uma sugestão para fazer da simples abobrinha (que em geral fazemos sempre refogada para acompanhar o tradicional arroz e feijão) de um modo diferente, rápido e com um toque sofisticado, muito fácil de fazer.
A abobrinha é um vegetal pertencente à mesma “família” da melancia, do melão, do pepino e da abóbora. É uma planta trepadeira que vive cerca de um ano. Sua planta possui lindas flores amarelas que atraem e servem de alimento para diversos polinizadores. Todas as partes do fruto da abobrinha são comestíveis e suas sementes, que infelizmente costumam ser descartadas, proporcionam muitos benefícios à saúde. Sua flor é um prato preparado com diversos tipos de recheio, principalmente na cultura italiana. E deixando a abobrinha crescer, ela se torna a abóbora, que usamos para fazer doces – história para outro momento.
Então vamos para o nosso quiche, que você prepara em cinco minutos e em 30 a 40 minutos de forno está pronto para servir.
QUICHE RÁPIDO DE ABOBRINHA
2 abobrinhas pequenas cruas
3 ovos inteiros levemente batidos
25 g (meio pacotinho) de queijo ralado
1 caixa pequena de creme de leite
100 gramas de mussarela bem picadinha ou ralada
Sal a gosto
Páprica doce e pimenta do reino a gosto
Corte cada abobrinha primeiro no sentido do comprimento e depois em rodelas finas (ficando assim duas meias rodelas cada fatia). Coloque numa tigela e reserve.
Noutra tigela, misture os ovos batidos, o creme de leite, o queijo ralado e metade da mussarela (o restante deverá colocar em cima para gratinar)
Misture tudo muito bem juntando delicadamente as abobrinhas picadas. Coloque sal, pimenta e páprica e prove para acertar o sabor.
Despeje num pirex refratário (não precisa untar), salpique o restante da mussarela picadinha e leve ao forno a 180º por cerca de 35 a 40 minutos até gratinar.
Sirva em seguida.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011
0 Comentários