Pela primeira vez, em 16 anos participando da ASES, enfrentei público e microfone para ler, com muito orgulho, a biografia do nosso mais novo sócio honorário, o agora aseano, José Carlos Rodrigues Castilho, diretor-proprietário deste jornal e da Gráfica Bragança que, desde sempre, apoia e contribui para que nossa entidade receba o reconhecimento por seu trabalho pela cultura e literatura bragantina.
Conheci pessoalmente os familiares do Castilho, sua mãe dona Anésia, sua esposa, a professora Andreia Catadori Rodrigues Castilho, que é também nossa grande colaboradora em todos os concursos estudantis; sempre se envolve e coloca em destaque seus alunos e a escola em que leciona. Descobri, em especial, e com imensa alegria, que dona Maria Aparecida Cezila Catadori, sogra de Castilho, é uma fã de minha coluna, e o abraço que trocamos foi o encerramento perfeito para a noite especial deste Concurso Estudantil do ano de 2022, que ficará para sempre em minha memória.
E para a coluna, escolhi a receita de um pão, em reverência à vida e caminhada de Castilho que, junto dos seus, está crescendo, com o esforço que despendeu e despende, trabalhando e dedicando amor à sua profissão. Parabéns, Castilho, e muito obrigada, amigo!

(a receita rende 2 pães grandes)
3 copos (tipo requeijão - de 250 ml cada) de água morna
50 gramas de fermento Fleischmann (usei 2 embalagens do desidratado)
Cerca de 3 xícaras (chá) de farinha de trigo para fazer a esponja. Deixe essa mistura crescer por 20 minutos.
Depois, acrescentar:
1 ovo inteiro
Meia xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
Cerca de 1 quilo de farinha de trigo – 7 xícaras (colocar aos poucos até dar o ponto)
Numa superfície enfarinhada, amasse bem. Pegue uma bolinha de massa e coloque num copo com água. Quando a bola subir à superfície poderá fazer os pães.
.jpg)
Pasta de ervas:
Numa tigela, misture tudo até formar uma pasta e reserve:
4 colheres (sopa) cheias de margarina
1 maço de cheiro verde picadinho
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de manjericão ou manjerona
Meia cebola batidinha
Sal a gosto
Montagem dos pães:
Separe a massa em 2 partes. Com o rolo, abra a massa formando um retângulo na espessura de cerca de 1 cm.
.jpg)
Sobre a massa, espalhe metade da pasta de ervas com as costas de uma colher. Com a faca, faça cortes com a distância de uns 2 a 3 dedos cada, como tiras, nas laterais da massa, e depois traga para o centro, formando uma trança.
.jpg)
.jpg)
Deixe o pão crescer. Repita o mesmo com a outra parte da massa.

Depois de crescidos, passe a gema nos pães e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que esteja assado e dourado.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
*Fotos: arquivo Maria Inês
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários