Couve remete à feijoada, ao suco verde e à imagem dela refogada, cortada bem fininha ou rasgadinha. Uma verdura tão brasileira, até pelo lindo tom de verde que possui, deve ser usada em novos preparos que farão bonito na sua mesa, além de ser sucesso no paladar.
Dia desses, descobri esta receita de Rolinhos de Couve. Uma versão brasileira dos famosos charutinhos com folha de uva de origem árabe, releitura, usando a palavra da moda, avisando que é bem mais simples.
Testei aqui em casa e o resultado, além de surpreendente pelo sabor, fez sucesso na hora de servir.
Tente você também sair da mesmice da couve picadinha refogada e teste este prato. Com um saboroso feijão com arroz e uma saladinha, sua refeição estará incrivelmente nutritiva e deliciosa. E uma outra vantagem é que você pode fazer os rolinhos com antecedência, isto é, prepara à noite para assar no dia seguinte, só deixa para colocar o molho na hora do forno.
9 a 10 folhas de couve manteiga fresca, cortando somente o talo mais grosso
500 gramas de carne moída
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picadinha
3 dentes de alho picados
1 colher (café) de orégano
1 colher (café) de cominho em pó
1 colher (café) de páprica da sua preferência (ou use os temperos que está acostumado/a)
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Azeite a gosto
2 dentes de alho
4 tomates sem pele picados ou uma lata do industrializado
Sal e pimenta do reino
1/2; copo de água
Prepare a carne, refogando como de costume, deixando para o final a azeitona e a salsinha, e reserve.
Noutra panela, faça o molho de tomates de modo que ele não fique muito ralo, e deixe esfriar.
Enquanto isso, numa panela grande, coloque água e sal e, quando levantar fervura, coloque as folhas de couve (todas juntas mesmo) na água, dando uma ligeira mexida com o garfo, deixando somente 30 segundos. Depois desse tempo, retire imediatamente, colocando numa tigela com água e gelo para dar o choque térmico.
Escorra e seque cada folha (eu estendi sobre um pano de prato limpo e coloquei, apertando com delicadeza, outro pano por cima). Corte o excesso mais grosso do talo para conseguir enrolar a couve.
No meio de cada folha, coloque cerca de 2 colheres cheias (sobremesa) da carne moída e feche, dobrando as laterais para dentro e enrolando, como um pa-cotinho, e reserve num refratário. Repita o processo com todas as folhas.
Sobre os rolinhos, espalhe o molho de tomates e leve ao forno somente para aquecer, por cerca de 10 a 15 minutos.
Serve de 3 a 4 pessoas, dependendo do tamanho das folhas e da fome.


Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
- Até nosso próximo encontro -
0 Comentários