Relógios devem ser adiantados em uma hora neste domingo

Medida é necessária devido ao início do Horário de Verão

 

Os moradores de estados localizados em três regiões brasileiras devem adiantar seus relógios em uma hora no próximo domingo, 19, quando terá início o Horário de Verão.

O horário diferenciado vai vigorar até o dia 22 de fevereiro de 2015. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos, a redução média da demanda de energia foi em torno de 5% nas regiões onde foi aplicada a medida. A Empresa Elétrica Bragantina estima para esta edição do Horário de Verão uma economia de 1.013.400 kWh, o que equivale a aproximadamente 0,25% do consumo total da empresa, que atende 15 municípios. Essa economia no consumo é suficiente para atender, durante um mês, a 6.005 residências ou todo o consumo de uma cidade com aproximadamente 18.015 habitantes.

Com o Horário de Verão se reduz a demanda por energia no período de fornecimento mais crítico do dia, entre as 18h e às 21h, quando a utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. É comum que as pessoas mudem seus hábitos, aproveitando mais a luz natural, pois o dia demora a escurecer. Assim, há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico.

A Bragantina informou que os principais benefícios da adoção do Horário de Verão estão relacionados à redução de geração proveniente das usinas termelétricas (que tem um custo mais alto de geração); aumento da confiabilidade do sistema elétrico, uma vez que o carregamento das redes de distribuição acaba não ficando concentrado no mesmo horário, além de ser possível atender ao natural aumento de carga do período de verão de uma maneira mais equilibrada. Dessa forma, é possível para as distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia realizar os investimentos necessários para um bom atendimento de forma gradual.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image