Represa está com baixa capacidade operacional e alerta para uso racional da água é emitido

O nível da Represa Jaguari/Jacareí é o pior dos últimos dez anos. Conforme dados do portal da Sabesp, nessa segunda-feira, 20, o volume operacional do reservatório era de 19,56%. A situação vem se agravando gradativamente, o que fez com que o Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) emitisse alerta à população pedindo o uso racional da água e recomendando algumas medidas que podem evitar o desperdício.

A situação é preocupante porque, com o nível da represa baixo, podem haver problemas no abastecimento nos meses de estiagem. Além disso, não tem chovido o suficiente para elevar o volume operacional do reservatório, que faz parte do Sistema Cantareira.

Nessa segunda-feira, a vazão natural afluente da Represa Jaguari era de apenas 5,44 m3/s. A vazão liberada à jusante do reservatório era de 1 m3 por segundo.

Para se ter uma ideia, em 20 de janeiro de 2011, época em que a cidade sofria com enchentes, o volume operacional da Represa Jaguari era de 101,42%, com vazão natural afluente (entrada de água na represa) de 86,11 m3/s e vazão liberada à jusante do reservatório de 80,33 m3/s.

Diante do quadro, a Prefeitura divulgou algumas dicas de consumo consciente:

- Não tome banhos demorados. Cinco minutos são suficientes para uma boa higienização. Lembre-se: um minuto de chuveiro ligado gasta cerca de 15 litros de água;

- Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue;

- Evite brincadeiras com água;

- Desligue a torneira ao escovar os dentes;

- Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demanda o consumo de muitos litros de água;

- Feche a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

- Use a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

- Não jogue óleo de fritura pelo ralo da pia, pois além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

- Não deixe que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

- Entre em contato com a Sabesp assim que verificar vazamentos de água na rede externa;

- Use a descarga do vaso sanitário apenas o necessário e mantenha sempre a válvula regulada;

- Reutilize a água sempre que possível;

- Utilize regador para regar as plantas e não mangueira;

- Use vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;

- Lave o carro com balde e não com mangueira;

- Capte a água da chuva com baldes e a use para lavar carros, quintais e regar plantas;

- Trate a água de piscinas para não precisar trocar com frequência.

A Prefeitura disponibiliza, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, palestras sobre “Consumo Consciente” e os “Caminhos do Lavapés”. Ambas tratam da importância da água. Os interessados podem obter mais informações ligando para (11) 4034-6780 ou enviando um e-mail para meioambiente@braganca.sp.gov.br.

Para ter informações sobre o nível das represas do Sistema Cantareira, basta acessar: www2.sabesp.com.br/mananciais/divulgacaopcj.aspx.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image