Foto: Divulgação
news-details
Geral

Saiba como contribuir com o meio ambiente por meio da reciclagem de resíduos

A população bragantina pode ajudar a promover a sustentabilidade no município com simples hábitos, como separar o lixo adequadamente, dando destinação correta aos resíduos gerados em suas residências.

Com a iniciativa “Separar o lixo é fácil. Adote essa ideia!”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que a prática consiste em ter duas lixeiras em casa: em uma, devem ser depositados os lixos orgânicos (considerados úmidos) e, em outra, os lixos recicláveis (secos).

São considerados resíduos orgânicos: restos de verduras, frutas, folhas secas, podas de grama, serragem não tradada, cascas de ovos, entre outros. Eles podem ser aproveitados na compostagem, transformando-se em adubo de qualidade para qualquer tipo de cultivo.

Já os resíduos secos recicláveis são: Papel (folhas e aparas de papel, jornais e revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolina e cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral, TetraPak); Plástico (potes de alimentos - inclusive as tampas-, garrafas Pet, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza e produtos de higiene, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes, etc); Vidro (potes e frascos, copos e garrafas); Metal (latas de alumínio, latas de aço, ferragens, canos, esquadrias e arame).

No município, o Programa de Coleta Seletiva porta a porta atende a 25 bairros, divididos em três setores. Após a coleta desses materiais, os resíduos são encaminhados para a Usina Municipal de Reciclagem, localizada no Jardim São Miguel, onde é feita a triagem, aproveitamento e comercialização dos materiais. Para participar, a população deve colocar o material reciclável na rua, preferencialmente limpo e seco, em um único recipiente.

Confira as regiões atendidas e as datas de coleta:

- Às terças e quintas-feiras: Setor A (Zona Sul) - Bairros Vila Malva, Jardim Europa, Santa Luzia, Taboão, Jardim Califórnia, Jardim Primavera, Chácaras São Conrado, Jardim São José, Jardim Amapola e Lago do Taboão;

- Às segundas e sextas-feiras: Setor B (Zona Norte) – Bairros Vila Esperança, Cidade Planejada I, Cidade Planejada II, Chácara Julieta Cristina e Parque dos Estados;

- Às quartas-feiras e sábados: Setor C (Zona Sul) – Bairros Jardim do Lago, Lagos de Santa Helena, Altos de Santa Helena, Jardim do Sul, Colinas de São Francisco, Portal das Estâncias, Pinheiral de Santa Helena, Centro Empresarial Jaguari, Parque das Faculdades.

De acordo com a Administração, com o objetivo de cumprir as metas estipuladas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando para que haja um aumento gradual de cerca de 20% por ano, atingindo o percentual de 100% estabelecido na meta até 2023. No período de outubro de 2018 até fevereiro de 2019, foram 550.000 horas de coleta seletiva porta a porta, informou a pasta.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image