E as festas terminaram...
Esperando que todos tenham tido bons momentos de alegria e união, voltamos em 2024 com um “livro inteiro” para escrever mais capítulos da nossa vida. E tentemos fazê-lo da melhor maneira possível.
Como aqui em casa esta salada foi sucesso, trago a receita para vocês. Lentilha é uma leguminosa que substitui o feijão e, por aqui, sempre faço refogada, com o caldo incrementado com bacon, cenoura e tomates picados. Como salada, foi o primeiro teste e realmente fica refrescante para estes dias quentes – prato único com todos os nutrientes necessários de uma refeição.
Costumo cozinhar a lentilha na panela de pressão, mas esta precisa ficar inteira e teremos de usá-la escorrida e já fria (ou gelada). Então, opte pelo cozimento na panela comum, pois é super-rápido, e não descarte o caldo do seu cozimento; use para fazer seu arroz, que ficará nutritivo.
Outro detalhe importante é retirar, com uma colherzinha ou com faca, as sementes do pepino japonês cortado na direção do comprimento (veja a foto). Desse modo, a salada não ficará aguada.

Prepare a lentilha:
- 1 xícara e meia (chá) de lentilha crua
- 1 folha de louro
- 1 colher (café) de sal
- 3 xícaras (chá) de água
Leve a lentilha numa panela com os ingredientes acima, destampada, e cozinhe por cerca de 5 minutos após ferver. Se estiver al dente, pode escorrer a água (reserve esta para usar em sopa ou para o seu arroz). Leve a lentilha para geladeira para esfriar. Enquanto isso, prepare os ingredientes para a salada:
Pique os ingredientes:
- 1 pimentão vermelho ou amarelo em cubos pequenos (usei os dois, meio de cada)
- Meia cebola roxa em cubinhos pequenos
- 1 pepino japonês cortado no comprimento, sem as sementes, picadinho
- ¼ de xícara (chá) de salsinha
- Meia xícara (chá) de queijo picadinho (pode ser ricota, gorgonzola, Minas ou pode optar por não colocar).
Depois da lentilha bem fria, misture os ingredientes picados e prepare o seguinte molho:
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sobremesa) de raspas de limão
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de mostarda
- Sal e pimenta do reino a gosto
Envolva toda a salada neste molho.
Leve gelar. Fica mais saborosa no dia seguinte.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários