Samu realiza “Simulado de Catástrofe com Múltiplas Vítimas” no Lago do Taboão

Assim como ocorreu no ano passado, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 Regional de Bragança Paulista vai realizar, na sexta-feira, 8, o “Simulado de Catástrofe com Múltiplas Vítimas”.

A ação se dará em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Divisão de Trânsito, Guarda Municipal, Concessionárias Autopista Fernão Dias e Rota das Bandeiras e Escola Nova Biotec, com apoio das Secretarias e Administrações Municipais da Regional Bragança, do Comércio de Peças Dico e Jacaré e do Oscar Guincho.

Conforme divulgado, o macro evento regional de simulação de atendimento às múltiplas vítimas frente a uma situação de catástrofe envolverá as equipes de socorristas/emergencistas das cidades de Bragança Paulista, Atibaia, Nazaré, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Pedra Bela, Piracaia, Socorro, Vargem e Tuiuti.

O objetivo da ação é medir a capacidade do tempo de resposta para os atendimentos necessários, desde o acionamento do socorro até a definição e referência dos pacientes aos recursos disponíveis nos serviços de saúde (hospitais, unidades de pronto-atendimento, unidades mistas) da região.

A equipe de coordenação do Samu e do Corpo de Bombeiros informou que acordou parcerias com serviços de atendimento a urgência e emergência, com instituições de ensino e demais administrações públicas, organizando a participação coletiva e intersetorial para sucesso do evento.

Será montado um cenário simulando um acidente de grande proporção visando a retratar uma situação real de um acidente com múltiplas vítimas com diversas classificações de gravidade. Por meio dessa simulação, será possível replanejar, para aperfeiçoar o atendimento dos serviços de urgência e emergência, bem como dar continuidade nos processos de capacitação das equipes para situações reais de desastre.

O simulado acontece a partir das 10h do dia 8, próxima sexta-feira, às margens do Lago do Taboão, na Rua Alpheu Grimello, no trecho compreendido entre a frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo até toda a testada do Parquinho Infantil (nos dois sentidos da rua), contando com o envolvimento de aproximadamente 100 profissionais e demais convidados da Região Bragantina.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image