A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, adquiriu, nesta semana, um novo veículo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet).
A nova ambulância de Suporte Avançado de Vida (SAV) é equipada com materiais destinados a urgência e emergência, que são primordiais na estabilização dos parâmetros vitais da vítima, como desfibrilador externo automático (DEA), monitor cardíaco, oxímetro e sistema de aspiração e oxigenação. Além disso, dispõe de equipamentos de imobilização, transporte, entre outros.
O Samuvet foi criado para prestar atendimento a animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas que vivem na rua e sem tutor. No caso de animais domiciliados, cabe ressaltar que a responsabilidade legal é de seus tutores.
A equipe do Samuvet oferece, ainda, apoio aos resgates de animais silvestres, os quais, após estabilizados, são encaminhados à Associação Mata Ciliar em decorrência de contrato com a Prefeitura.
O serviço é operaciona-lizado pela Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda, que possui um termo de colaboração com a Administração, para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e do Samuvet.
O instrutor responsável pela capacitação da equipe, de forma voluntária, é o tenente PM Cláudio Zago Júnior, do Corpo de Bombeiros. Ele é médico veterinário especialista em Ortopedia, Neurocirurgia e Neurologia e mestre em Urgência e Emergência.
O Samuvet funciona 24h com o resgate de animais em situação crítica e pode ser acionado no telefone (11) 9 4304-1312 (ligação ou WhatsApp, para envio de mensagens, foto ou vídeo do animal e sua localização em tempo real, otimi-zando o resgate). Vale salientar que o serviço só deve ser solicitado em casos se urgência e emergência.
0 Comentários