A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, orienta sobre os cuidados que a população deve ter durante os dias de Carnaval, com destaque para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Somente em 2024, Bragança Paulista registrou 174 casos de sífilis adquirida, ou seja, que ocorre por relações sexuais desprotegidas ou transfusão de sangue contaminado. Durante o período carnavalesco, as exposições às ISTs são mais frequentes, principalmente devido ao aumento de consumo de álcool e substâncias estimulantes durante o ato sexual, o que eleva o número de transmissão.
Além da sífilis, a relação desprotegida pode transmitir HIV/aids, hepatites virais B e C, e diversas outras infecções. Por esse motivo, o uso do preservativo e as testagens regulares são indispensáveis, especialmente neste período do ano – no Posto de Monta, os preservativos ficarão disponíveis para a retirada no posto médico durante a folia de Momo. Previna-se!
FEMINICÍDIO ZERO
O Ministério da Saúde lançou a mobilização nacional pelo Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada. O Carnaval é um momento de festejar, livre de assédio, e enfrentar e interromper a violência contra a mulher é papel também dos homens.
Outro destaque da mobilização é reforçar a divulgação da Central de Atendimento à Mulher por meio da ligação 180, disponível também pelo WhatsApp (61): 9 9610-0180.
DENGUE
Outra preocupação são os possíveis locais que sirvam de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya durante o evento. A orientação é que as pessoas joguem latinhas, garrafas, tampinhas e outros materiais que possam acumular água no lixo.
Vale lembrar que crianças de 10 a 14 podem receber a vacina contra a doença, disponível nas 29 unidades de saúde do município.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram e no Facebook
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários