A Praça dos Trabalhadores, localizada na Vila Bianchi, continua com um enorme buraco aberto e ainda sem solução definitiva para o caso.
As Secretarias Municipais de Serviços e de Obras vistoriaram o local, por meio do secretário de Obras, José Eduardo Gonçalves, do assessor Wílson Leme e do engenheiro civil Jurandyr Raposo Jr.
A constatação foi de que a reforma exigirá uma série de estudos e não apenas por parte da Prefeitura, mas também será necessário o auxílio das empresas prestadoras de serviços, que precisarão apresentar parecer sobre a obra.
De acordo com especialistas, o rompimento da tubulação na Praça dos Trabalhadores ocorreu por uma somatória de fatores, dentre eles, o assentamento invertido de uma tubulação e o dimensionamento desproporcional entre as redes que entram na caixa que cedeu em relação à tubulação de saída.
Existem quatro tubulações de esgoto de diversos diâmetros que entram na caixa, sendo uma de 1,5m, uma de 1m e duas de 0,40m, e apenas uma de 1,5m na saída. Assim, o volume de água que entra pela tubulação é significativamente desproporcional ao que sai. “Foram erros grosseiros que levaram o sistema ao colapso e o correto seria uma vazão igualmente proporcional ao volume de entrada”, diz nota enviada pela Divisão de Imprensa da Prefeitura.
O secretário municipal de Obras, José Eduardo, afirmou que o estrago só não foi maior devido à parte rochosa do solo, que evitou uma erosão total na Praça dos Trabalhadores. Agora, em conjunto com a Secretaria de Serviços, será feita uma inspeção em PV (ponto de visita) na Rua Américo Fontana, onde se localiza uma caixa de contenção. A medida visa a avaliar os prejuízos e detalhar o trajeto da nova tubulação. Outra ação inicial será cobrar da Sabesp explicações sobre o esgoto que sai dos tubos na Praça dos Trabalhadores.
A Divisão de Imprensa informou ainda que a Secretaria de Serviços já providenciou materiais de construção e avisou que serão necessários bueiros e novo trajeto de tubulação, o que poderá desviar a água direto para o ribeirão.
O corpo técnico da Prefeitura já foi acionado e a intenção é sanar o problema o mais rápido possível.
0 Comentários