Secretário descarta greve, mas admite atrasos nos pagamentos

Nessa sexta-feira, 16, o Jornal Em Dia conversou com o secretário municipal de Saúde, Eurico Aguiar e Silva, sobre os rumores de uma suposta greve por parte dos médicos contratados da ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária), organização social responsável pelos serviços de atenção básica, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e UPA (Unidade de Pronto-atendimento) na cidade.

Eurico, também conhecido como frei Bento, afirmou que conversou com os profissionais que atuam na UPA e no Samu, na quinta-feira, 15, e com os que trabalham na atenção básica, nessa sexta-feira, 16. De acordo com ele, a reunião serviu para explicar aos profissionais o motivo dos atrasos nos pagamentos de novembro e dezembro de 2014 e resultou num acordo para que não se concretize a paralisação.

Conforme explicou o secretário, os serviços que estão sob a gestão compartilhada da ABBC recebem R$ 1,4 milhão por mês do governo federal até o quinto dia útil de cada mês. Porém, esses repasses estão atrasando, o que consequentemente gerou o atraso no pagamento dos profissionais em Bragança Paulista.

Além de médicos, foram afetados alguns dentistas, de acordo com Eurico, que afirmou que as pendências de novembro foram quitadas na última quinta-feira, pois o repasse do governo federal foi efetivado.

“Os médicos recebem todo dia 15. Então, o pagamento de dezembro, que teria de ser pago em 15 de janeiro, não está tão atrasado assim. Mesmo assim, nos comprometemos a sanar o problema até o dia 23”, afirmou o secretário Eurico, detalhando que caso o repasse do governo federal não se concretize, será usado dinheiro do tesouro para quitar a pendência.

O repasse do governo federal é feito ao município e ele transfere os recursos à organização social. O atraso no repasse das verbas, enfatizou o secretário, afeta instituições públicas de saúde de todo o país.

Nesta segunda-feira, 19, o secretário Eurico se reúne novamente com os profissionais afetados pelo problema.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image