Foto: Divulgação
news-details
Geral

Sessão para contratar empresa que irá implantar sistema de proteção contra o assoreamento do Lago é aberta

A Administração Municipal, visando a combater o enfrentamento às enchentes que ocorrem na cidade, está realizando ações abrangendo três aspectos: as obras de contenção do assoreamento na região do Lago do Taboão, a desobstrução dos ribeirões e limpeza dos bueiros e o trabalho para a conquista de recursos no valor aproximado de R$ 30 milhões para o projeto de macrodrenagem do município.

Na manhã dessa quinta-feira, 31, a Secretaria de Administração, por meio da Divisão de Licitação, Compras e Almoxarifado, abriu a sessão do processo licitatório para a contratação de empresa especializada na implantação de sistema de proteção contra o assoreamento do Lago do Taboão.

Uma empresa foi credenciada e habilitada, a CAT Engenharia, que apresentou a proposta no valor de R$ 613.465,79. A comissão de licitação suspendeu o processo para análise e o resultado será publicado na Imprensa Oficial do município.

Acompanharam a abertura da sessão o prefeito em exercício, Amauri Sodré, que assume o Executivo durante licença médica do prefeito Jesus Chedid, o secretário de Administração, Darwin da Cruz Gonçalves, os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, André Monteiro e Nélson Keiji Reis Okamoto, o chefe da Divisão de Obras, Luiz Roberto Lisa Sanchez, o secretário de Finanças, Luciano Ap. Lima, e imprensa local.

Para conter o assoreamento na região do Lago, a Administração pretende construir bacias de retenção e sedimentação dos sólidos a fim de que possam ser periodicamente limpas sem que permitam a passagem dos sólidos para o Lago do Taboão. Segundo a Prefeitura, elas foram projetadas em locais adequados, sem interferências nas construções existentes, áreas verdes instituídas de loteamentos, evitando-se supressão de vegetação desnecessariamente.

Serão construídas a bacia de sedimentos na cabeceira Sul (altura da padaria denominada Padoka) e a caixa de contenção na altura da rotatória São Francisco, além das adequações nas comportas da cabeceira Norte (travessia sob a Rua Arthur Siqueira).

O prefeito Jesus Chedid assinou, ainda, o Decreto nº 2.866/2019, que declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de cerca de 6 mil m² situada no cruzamento da Rua Francisco Luigi Picarelli com a Avenida Salvador Markowicz. O objetivo é implantar no local, onde já existe um lago, o reservatório de detenção de cheias. Este é o primeiro a ser implantado e, segundo a Prefeitura, outros locais estão em estudo. O decreto foi assinado em concordância com o proprietário do local e nos próximos dias a área passará a ser patrimônio da Prefeitura, podendo assim dar início às intervenções.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image