Sociedade Fraternidade é a grande campeã do Grupo de Acesso

Mesmo tendo sido punida com a perda de três pontos, a agremiação conquistou o acesso ao Grupo Especial em 2015

 

Na tarde dessa quarta-feira, 5, foi realizada a apuração das notas dos desfiles carnavalescos de Bragança Paulista. Inicialmente marcado para ocorrer na Passarela Chico Zamper, o evento foi realizado no auditório do Cisem (Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade), por motivos de segurança.

Apenas alguns diretores das escolas de samba tiveram a entrada permitida no recinto.

Participaram da apuração o secretário municipal de Cultura e Turismo, Noy Camilo, o presidente da Liesb (Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista), Paulinho do Barril, além de outros secretários municipais. A vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva chegou ao final, quando já se conheciam os resultados dos dois grupos e participou da entrega dos troféus.

Os diretores das escolas de samba Sociedade Fraternidade, Império Jovem e Mocidade Júlio de Mesquita estavam bastante apreensivos. A cada nota, ouvia-se a comemoração de um ou o desabafo de discordância de outro.

O secretário Noy Camilo agradeceu a todos os presidentes de escolas de samba, admitindo que alguns pontos precisam melhorar para o ano que vem, mas avisando que o formato está definido e não mudará.

Paulinho do Barril parabenizou a administração pela coragem de implantar o novo formato de Carnaval em Bragança Paulista, mas cobrou que as escolas sejam mais valorizadas, apontando que os dias em que o público foi maior na Passarela Chico Zamper foi nos dias em que não havia shows. “A grande força do Carnaval são as escolas de samba”, declarou.

Iniciada a apuração e conferidas as fichas de cronometragem e fiscalização, foi anunciado que a Sociedade Fraternidade perdeu três pontos por ter ultrapassado o tempo de desfile em dois minutos. Conforme o regulamento, ela foi penalizada com a perda de um ponto por não ter cumprido esse critério e mais um ponto para cada minuto ultrapassado.

A Mocidade Júlio de Mesquita perdeu 6,5 pontos por ter desfilado com número menor de baianas e de componentes do que o previsto em regulamento.

Assim, a Império Jovem começou a apuração como a favorita para vencer o Grupo de Acesso. Porém, a cada nota lida, a situação ia se complicando para a Império e ficando mais favorável às demais escolas.

A Império teve apenas cinco notas 10 num total de 20 notas atribuídas, enquanto a Fratê, como é carinhosamente chamada a Sociedade Fraternidade, teve 11 e a Mocidade Júlio de Mesquita teve 14.

Até o penúltimo quesito da segunda cabine de jurados, a Império Jovem ainda estava levando a taça por meio ponto de diferença em relação à Sociedade Fraternidade. Foi quando a agremiação levou um 9 no quesito mestre-sala e porta-bandeira e a Fratê passou na frente.

No último quesito, a bateria, a Império ainda passou 0,25 ponto à frente, mas não foi suficiente para se recuperar.

Assim, a Sociedade Fraternidade conquistou o acesso ao Grupo Especial em 2015, com grande comemoração dos diretores presentes.

O presidente da Fratê, Válter Pereira da Silva, conhecido como Valtinho, conversou com membros da imprensa após o anúncio do resultado. Muito emocionado, ele contou que a escola veio grande e, por isso, estourou o tempo de desfile. “Trabalhamos com tanta garra e emoção. Muita garra, muita união. A escola veio bonita, grande e isso estourou um pouco o tempo. Mesmo assim, conseguimos recuperar os três pontos. Eu tenho só a agradecer a toda a comunidade que ajudou, obrigado. Agradecer ao prefeito, à Secretaria de Cultura pelo trabalho realizado no Carnaval Inovação, é um trabalho diferente. Agradecer a todos da imprensa pelo apoio que dá pra gente”, disse Valtinho.

Por ser a primeira escola do Grupo de Acesso a desfilar na Passarela Chico Zamper, na noite de sábado, 1º, o presidente da Sociedade Fraternidade contou que já esperava que o público fosse pequeno. “Primeira escola a desfilar sempre tem pouca gente, mas nosso desfile é um desfile técnico. Falei para os componentes que a gente não ia desfilar para o público, e sim, para os jurados”, avaliou.

Por fim, Valtinho agradeceu toda a comunidade pela conquista do título. “Tenho só que agradecer a todos que colaboraram com a gente no barracão de alegoria, no barracão de fantasia. Teve fantasias que foram feitas nas casas de algumas pessoas, que também ajudaram a confeccionar, as costureiras, todo mundo que trabalhou o Carnaval com a Fraternidade, tenho só que agradecer, de coração. Hoje, quero dar um abraço em todos”, concluiu, esbanjando felicidade.

Em segundo lugar, ficou a Império Jovem e, em terceiro, a Mocidade Júlio de Mesquita que, não fosse a perda dos 6,5 pontos teria sido a grande campeã do Grupo de Acesso.

 

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image