Neste mês de fevereiro, a Sociedade Ítalo-Brasileira (SIB) de Bragança Paulista está completando 128 anos de fundação. Ela é uma das entidades mais antigas do país, fundada por imigrantes locais.
A SIB, como é conhecida atualmente, foi fundada em 2 de fevereiro de 1891, com o nome de Società Democratica de Mutuo Socorso.
Nos anos da Segunda Guerra Mundial, passou por momentos difíceis como outras entidades congêneres, tendo sido nacionalizada. Sua sede foi invadida e depredada e apenas em 1951 esta situação foi revertida, com o reinício das atividades e ato de desagravo promovido pelo município.
No período pós-guerra, tendo em vista a completa integração da colônia italiana à sociedade local, o escopo inicial de mútuo-socorro perdeu a razão de ser. A SIB acabou por transformar-se num clube de italianos e descendentes, mas em crise vocacional.
Em novembro de 1977, adotou o nome de Sociedade Ítalo-Brasileira e teve seus estatutos aprovados em assembleia realizada no ano de 2005.
Há alguns anos, a SIB passa por profunda reestruturação. A sede está situada em um dos mais belos casarões da cidade, prédio centenário cuja fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e que em 2013 passou por ampla restauração.
Dentre as atividades que desenvolve, estão o ensino da língua italiana, Cineclube Paradiso, Grupo “Amore per L’Opera”, Orquestra de Câmara e Orquestra Jovem da SIB. Além de serviços para a obtenção de dupla cidadania.
A SIB tem certificações de utilidade pública municipal, estadual e federal.
0 Comentários