
Hoje, a estrela das receitas é o inhame, a base para preparar este suco e danone naturais que, além de muito saborosos e refrescantes, são bastante nutritivos.
O inhame é uma raiz pouco utilizada e conhecida nas receitas, mas muito versátil. Em geral, é aquele tubérculo (ou raiz) que muitos confundem na hora da feira.
Parente da mandioca e da batata doce, o inhame traz, entre outros benefícios, a prevenção da anemia e das doenças cardiovasculares.
O cozimento é muito rápido e simples. É só colocar, com casca e tudo, na panela de pressão e, após começar a apitar, deixar mais 5 minutos e desligar.
Confira abaixo as duas receitas que desde o ano de 2007 têm feito sucesso especialmente entre as crianças, pois eu preparava ambas nas aulas da escola de Educação Infantil, quando tínhamos a possibilidade de oferecer às crianças estas experiências culinárias.
E se você é adepto (a) de uma alimentação mais saudável e sem conservantes, estas sugestões são excelentes e deliciosas, e podem ser conservadas em geladeira até o dia seguinte sem perder nutrientes ou modificar o sabor.
SUCO DE MAÇÃ
Coloque no liquidificador e bata muito bem:
- 1 litro de água potável
- 2 maçãs com casca (retire as sementes)
- 3 lascas de gengibre (opcional)
- 1 inhame pequeno cozido e sem casca
- Suco de um limão tahiti
- Açúcar a gosto
Depois de bem triturado, não precisa coar, é só saborear.
DANONE
- 2 inhames cozidos sem casca
- 1 fruta madura (eu uso mais morangos; coloque ao menos 7 ou 8 unidades – pode ser manga, goiaba sem as sementes, frutas vermelhas (ao menos 100 g) ou maracujá doce)
- Açúcar, se necessário
Coloque no liquidificador a fruta escolhida e os inhames picados e bata. Se necessário, pingue um pouco de água para ajudar a bater e ficar cremoso.
Leve em copinhos descartáveis ou potinhos para gelar e está pronto.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários