Mandato que se inicia em 2023 quebra hegemonia do PSDB de 28 anos no poder Executivo estadual
Tarcísio de Freitas (REP) foi eleito, no último domingo, 30, governador do estado de São Paulo para o próximo mandato. Na disputa contra Fernando Haddad (PT), o candidato apoiado pelo atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), se saiu melhor entre os eleitores paulistas e foi o mais votado também nas urnas bragantinas.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 24 milhões de votos válidos foram registrados neste segundo turno para o cargo de governador do estado de São Paulo. Tarcísio venceu a disputa com 55,27% dos votos válidos (13.480.643) contra 44,73% (10.909.371) de seu adversário.
Em Bragança Paulista, 67,18% (62.551) dos eleitores repetiram a escolha do primeiro turno e ajudaram a eleger Freitas para o Executivo estadual; Haddad recebeu 32,82% (30.564) votos na cidade. Brancos e nulos representaram 5,03% (5.357) e 7,52% (8.004), respectivamente.
Assim que o resultado das urnas saiu, seu adversário o parabenizou pela vitória por meio de ligação e se colocou à disposição para ajudar o governo paulista.
Essa é a primeira vez, em 28 anos, que o Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB) perde uma eleição para o governo de SP. A possibilidade já foi extinta no primeiro turno, quando o candidato do partido, Rodrigo Garcia, não conseguiu votos suficientes para continuar na disputa. Após a derrota, Garcia apoiou Tarcísio de Freitas.
DISCURSO DE VITÓRIA
Apesar de ser ex-ministro do governo Bolsonaro e ter recebido todo o apoio do presidente da República na campanha, em seu primeiro discurso pós-eleição, Tarcísio adotou um tom mais moderado. Ele afirmou que o alinhamento com o governo federal será fundamental para a realização de seu trabalho e que pretende se reunir com o presidente eleito, Lula (PT), bem como com os demais governadores eleitos no país.
“Tivemos uma eleição dura, apertada, uma das mais apertadas, diferença pequena. Temos campos de pensamento que dividem o país. Uma linha mais progressista, uma mais liberal. O resultado das urnas é soberano. O que eu vou fazer em São Paulo, vamos honrar os compromissos. São Paulo tem muitas demandas, merece nossa atenção. A gente pretende traduzir o nosso plano, aquilo que defendemos na campanha”, disse o governador eleito do Estado de São Paulo.
0 Comentários