Lançamento oficial do evento acontece na quinta-feira, 27
O Festival de Inverno de Bragança Paulista começa no próximo domingo, 30, e, por isso, o Jornal Em Dia conversou com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Noy Camilo, que contou os detalhes da programação.
“Bragança transbordando cultura neste inverno” é o tema do evento que terá seu lançamento oficial na próxima quinta-feira, 27, no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, a partir das 19h.
A abertura do festival está marcada para o domingo, 30, com uma atração muito aguardada pela população, o show de O Teatro Mágico. A apresentação ocorrerá na Arena do Lago do Taboão, a partir das 18h.
O secretário Noy Camilo destacou que diversas peças teatrais vêm à cidade, algumas comerciais, como “Casal TPM”, “As Encalhadas” e “Homens no Divã”, e outras literárias, como Hamlet e a tragédia grega Édipo Rei.
A peça Hamlet, vale a pena destacar, será encenada por atores de Bragança Paulista. Já Édipo Rei trará a Bragança a companhia Os Satyros, de São Paulo.
Os stand ups continuarão na programação do festival. A cada terça-feira, o público poderá assistir comediantes diferentes, no Clube de Regatas Bandeirantes. A primeira Terça do Riso traz a Bragança o espetáculo Paper Ryu, com Rodrigo Cárcere e Japa do Pânico.
Noy Camilo contou que o projeto Canja com Canja, no Clube Literário, prossegue. Os artistas que quiserem participar já podem se inscrever, na Secretaria de Cultura.
As Quintas Dançantes serão realizadas no Clube de Regatas Bandeirantes e trarão shows como CJ Ramone, da Banda Ramones, Tony Gordon e banda, Homens de Preto e Big Time Orchestra.
Às sextas-feiras, haverá atrações clássicas, como a união do MPB de Rafael Schmidt com a Banda Sinfônica da cidade, o Ballet Luiz Henrique e as atrações internacionais Mafalda Minozzi e J.J. Jacson.
Uma inovação na programação do festival deste ano é o Happy Hour Musical que será promovido às sextas-feiras, a partir das 17h30, na Praça Raul Leme. Conforme explicou o secretário, haverá música ao vivo e mesas espalhadas pela praça. Além disso, um casal vai interagir com o público, incentivando as pessoas a dançarem. O horário escolhido para a atração objetiva dar oportunidade para que as pessoas, assim que saírem do trabalho, participem, explicou Noy Camilo.
O público infantil também terá opções de entretenimento, com peças teatrais que serão apresentadas na Casa da Cultura e Cine telona em diversos bairros, aos domingos. A cada sábado, um ponto da cidade também receberá o Circo de Rua, voltado às crianças.
O Festival de Inverno 2013 ainda contará com oficinas de dança e cidadania, desenho e caricatura, dança de salão, relicário urbano, artesanato, grafite, cinema e poesia em trovas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 18h, e no Centro Cultural Geraldo Pereira, das 10h às 20h.
O secretário Noy ressaltou que a oficina de dança e cidadania teve início no Maio Cultural e agora ficará de forma permanente, em diversos bairros. No Festival de Inverno, ela vai ocorrer: na Escola Paulo Silva, onde já conta com 115 alunos; na Paróquia Nossa Senhora da Esperança; na Escola de Samba Lavapés; no Centro Cultural Geraldo Pereira; no Ceasinha do Jardim Frater-nidade e na Igreja Tabernáculo de Jesus.
O encerramento do Festival de Inverno terá o show de Ney Matogrosso, na Arena do Lago, no dia 28 de julho.
O secretário de Cultura e Turismo de Bragança Paulista informou que a população não precisa esperar chegar a véspera do evento para retirar seus ingressos. Os interessados podem retirar as entradas antecipadamente, cerca de dez dias antes da atração. Cada pessoa poderá retirar até quatro ingressos para um mesmo evento. A limitação, conforme explicou Noy Camilo, é importante para que todos tenham oportunidade de participar do festival.
Assim como nos anos anteriores, a Secretaria de Cultura e Turismo pede a colaboração da população com um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível para cada ingresso. “A doação não é obrigatória, mas é uma forma da gente transformar todo esse investimento em uma boa ação”, resumiu o secretário.
Os ingressos estão sendo distribuídos no Centro Cultural Geraldo Pereira, Museu do Telefone e na sede da Secretaria de Cultura e Turismo.
“São grandes espetáculos, o festival está bem atrativo, é um dos mais interessantes da região”, disse o secretário Noy, convidando a população a participar.
PROGRAMAÇÃO
Fique por dentro das atrações que farão parte da primeira semana do festival.
Dia 30
17h – O gato malhado e a andorinha Sinhá, na Casa da Cultura;
18h – Show com O Teatro Mágico, na Arena do Lago.
Dia 02
20h30 – Stand up – Paper Ryu, com Rodrigo Cárcere e Japa do Pânico, no Clube de Regatas Bandeirantes.
Dia 03
20h30 – Canja com Canja, no Clube Literário.
Dia 04
20h30 – Quinta Dançante. Abertura com Space Cake e show principal com Banda CJ Ramone, no Clube de Regatas Bandeirantes.
Dia 05
17h30 – Happy Hour Musical com Agnaldo Luz e Regional, na Praça Raul Leme.
20h30 – Sexta Classe A. Concerto Integração Cultural com Banda Sinfônica Jovem e Rafael Schmidt, na Casa da Cultura.
Dia 06
14h – Sábados no Mercado com música ao vivo, sob o comando de MPB3, no Mercado Municipal.
15h – Circo de Rua – “O Espalha Lixo” com a Cia. Circo Los Xerebas, no Pergolado da Praça Raul Leme.
16h – Samba de Inverno com Afinidade a Mais, na Praça Coronel Jacinto Osório, no Matadouro.
16h - Underground Rising, com Agains Tolerance, Silent Cell, 18 Voutz, Trayce e Mad Sneaks, no Hotel Fazenda Tio Nicola.
20h30 – Teatro. Casal TPM, na Casa da Cultura.
Para saber mais sobre a programação do Festival de Inverno, acesse http://www.culturaeturismobp.com.br
E VEM AÍ O FESTIVAL DE ARTES CÊNICAS
O secretário de Cultura e Turismo, Noy Camilo, ainda adiantou ao Jornal Em Dia que, após o Festival de Inverno, Bragança Paulista terá o seu primeiro Festival de Artes Cênicas, que será realizado em parceria com o Instituto Entrando em Cena.
Este festival acontecerá em agosto, com a proposta de levar as artes cênicas aos bairros bragantinos.
0 Comentários