
Com a correria do dia a dia, para quem tem um horário apertado por trabalhar fora, cozinhar durante a semana se torna uma atividade cansativa, corrida e maçante.
Como ultimamente tenho passado por esta situação (mas não abro mão de preparar com carinho ao menos uma refeição diária), resolvi dar uma pesquisada nos meus cadernos de receitas mais antigas, daquelas que estão no início do caderno, especiais, mas que, com o tempo, a gente esquece e para de preparar; e encontrei diversas que, devagar, passarei aos leitores.
A de hoje é uma torta rápida, com massa de liquidificador, que tem a vantagem de podermos variar os recheios, sendo que passarei duas sugestões que ficam muito saborosas (portuguesa e de atum) e rendem bastante. Com a quantidade de massa, preparei uma assadeira de 29 cm de diâmetro (aquelas antigas assadeiras da Fulgor, que têm tampa e presilhas, que se usava muito na década de 1970 e 80 para preparar bacalhoada, por exemplo).
Se gostar de uma torta mais fininha, com menos massa, você pode colocar em assadeira retangular um pouco maior, onde a massa se espalhará mais e terá um recheio caprichado.
Comece preparando o recheio que preferir (os ingredientes não vão ao fogo, é só misturar e reservar):
3 ovos cozidos e picados
200 gramas de mussarela ralada grossa
200 gramas presunto fatiado cortadinho em tiras
1 lata de milho verde (ou ervilha)
1 cebola pequena em rodelas
1/2; xícara (chá) de azeitonas picadas (opcional)
Orégano, sal e pimenta a gosto
Misture tudo numa tigela, prove o sal e reserve.
1 lata de atum de sua preferência (com o líquido também)
3 tomates sem pele picados (ou 1/2; lata de tomates em cubos)
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
3 colheres (sopa) de queijo ralado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2; cebola batidinha
Sal, orégano e pimenta a gosto
Misture tudo numa tigela, prove o sal e reserve.
No copo do liquidificador, coloque:
2 ovos inteiros
1 1/2; xícara (chá) de leite
1/2; xícara (chá) de óleo
1 1/2; xícara (chá) de farinha de trigo
1 pacote de creme ou sopa de cebola
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (no final, misturando com colher)
Bata a massa no liquidificador, deixando o fermento para o final e misturando com colher ou no pulsar.
Unte a assadeira com óleo e farinha de trigo, despeje metade da massa e, se preciso, espalhe rapidamente com colher. Coloque sobre ela o recheio escolhido somente jogando com a colher, sem espalhar. Despeje por cima o restante da massa (em geral, podem ficar alguns espaços sem cobrir, mas sem problema). Leve assar em forno pré-aquecido a 200º por 30 a 35 minutos ou até que a massa comece a dourar.
Observação: se preferir, pode rechear com frango desfiado refogado; com salsicha, milho e sachê de molho de tomate pronto ou com o que tiver na geladeira, e até incrementar com requeijão, se gostar.
0 Comentários