Os leitores podem acompanhar nesta edição informações sobre a retirada de famílias da área da antiga Austin, fato que muitos prefeitos ameaçaram fazer, mas não conseguiram. E, agora, está feito.
Não se trata aqui de tecer elogios ao prefeito e à sua equipe, por isso, afinal, entendemos que essa medida já deveria ter sido tomada por seus antecessores, que alguém eleito num cargo público e com poderes para resolver a situação não poderia jamais ter prevaricado, como aconteceu no passado, pois estamos falando de seres humanos, de vidas.
Mas, uma vez que foi feito, é importante ressaltar que as pessoas que viviam na antiga Austin estão recebendo de volta sua dignidade, algo que talvez nem sonhassem poder ter novamente ou que sequer almejavam.
O Jornal Em Dia esteve no local algumas vezes, bem poucas, é verdade. Não era um lugar em que se pudesse entrar e sair o tempo todo ou que se tivesse prazer em visitar. Mas a situação provocava mal-estar em qualquer um porque os moradores da Austin viviam em condições sub-humanas, se é que se pode dizer que eles viviam. Talvez o termo correto seja “sobreviviam”.
Crianças, adultos e idosos ocupavam barracos de madeira ou cômodos de concreto dentro do espaço da antiga fábrica sem quaisquer condições mínimas de higiene, limpeza e dignidade.
Agora, eles muito provavelmente terão de reaprender a viver. Ainda que algumas pessoas tenham oferecido resistência em sair de lá, no futuro, certamente vão reconhecer que esse momento mudou significativamente para a melhor suas vidas.
É como a história da estrela-do-mar, em que um jovem se dedica a devolver ao mar esses seres vivos para que não sequem e morram. Ao ser repreendido por um homem, que argumenta que existem milhares de quilômetros de praias pelo mundo e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia, o jovem responde que ao menos para aquelas que ele conseguiu jogar de volta ao mar fez a diferença.
E, assim, a atual gestão fez a diferença para essas famílias, pois promoveu o resgate de sua dignidade, jogando-as de volta ao mar da vida em sociedade, motivo pelo qual merece nosso respeito.
Uma boa semana a todos!
0 Comentários